Negligenciar a saúde por “falta de tempo” é um erro, pois se você não reservar agora alguns minutos por dia para cuidar de si próprio, futuramente vai perder dias ou até anos se tratando de uma doença. Não é exagero. É o que de fato pode acontecer se a gente não fizer exames preventivos regulares nem atividades físicas. Também é fundamental ficar atento a uma alimentação balanceada e à postura ao volante, já que passar horas sentado dirigindo pode gerar dores lombares e outras complicações.
O programa Pé na Estrada já fez diversas reportagens sobre a saúde dos caminhoneiros, pois entende que, sem saúde, o profissional corre riscos. O programa também incentiva os motoristas a aproveitarem as campanhas de saúde promovidas pelas concessionárias de rodovias. Afinal, se o carreteiro vive na estrada, é justamente na estrada onde médicos e enfermeiros vão para levar orientações de saúde.
Este tipo de campanha é normalmente realizada uma vez por mês em diversas rodovias. Na quarta-feira (30/03), por exemplo, houve no Posto da Base, em Dourados (MS), mais uma edição do Programa Estrada para a Saúde da CCR MSVia. Foi a segunda vez que a ação aconteceu no município e bateu recorde de atendimentos: 103. Realizado das 10h às 20h, o Programa ofereceu aos caminhoneiros que passavam pelo local exames clínicos gratuitos como testes de diabetes e Índice de Massa Corpórea (IMC), além de aferição de pressão arterial, exames de acuidade visual e teste de esforço.
“Sabemos da necessidade que esses profissionais têm de acompanhar de perto sua saúde, ao mesmo tempo em que não têm tempo de ir ao médico devido à vida atribulada. Nossa intenção é justamente oferecer a eles uma alternativa de cuidar de seu bem estar, em seu próprio ambiente de trabalho”, explica a responsável pelo Programa em Mato Grosso do Sul, Lígia Elena de Castro.
Ao término do circuito, o participante recebe uma carteirinha com todas as informações obtidas durante o evento para acompanhamento e, caso necessário, encaminhamento médico. Segundo a CCR MSVia, desde o início do Programa, em novembro de 2014, mais de 1.500 pessoas já foram atendidas pelo Estrada para a Saúde.
Por Jaime Alves com informações da Assessoria de Imprensa da CCRMSVia
Fotos: Rachid Waqued
Clique aqui e veja reportagens com dicas sobre saúde do caminhoneiro
Clique e veja também matéria especial sobre postura ao volante do caminhão.
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.