sexta-feira, outubro 4, 2024

O ABS falhou, e agora, o veículo fica sem freio?

DicasO ABS falhou, e agora, o veículo fica sem freio?
Motorista pode frear com abs sem perder dirigibilidade
Freio ABS previne travamento das rodas

Uma grande dúvida dos motoristas é saber se uma falha no ABS deixa o veículo sem freio. A WABCO América do Sul, fabricante tecnologias de segurança e eficiência para veículos comerciais, esclarece que o veículo não perde o freio quando ocorre alguma falha no ABS.

O sistema de freio antitravamento de roda (ABS) é uma segurança a mais para o motorista e, se o caminhão e a carreta têm ABS, o veículo certamente é mais seguro.

O ABS é mais um recurso para auxiliar a condução. A tecnologia proporciona frenagens mais seguras. “Se algo ocorrer com o ABS, como por exemplo, falhas envolvendo partes elétricas, válvulas moduladoras da pressão do freio ou sensores de velocidade, o veículo poderá ter o freio acionado normalmente e com total segurança. Contudo, o motorista deve estar ciente de que não terá a funcionalidade principal do ABS, que é o sistema antitravamento de roda”, afirma Germano Collobialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO.

No sistema antitravamento de roda (ABS), a principal função é garantir a segurança e também a dirigibilidade durante as frenagens independentemente das condições da pista (se está com óleo, água ou sujeira, por exemplo). O monitoramento do controle da pressão do freio é realizado todo o tempo em que o veículo estiver em movimento e sempre que o motorista acionar o freio de serviço – o que pode ser feito pisando no pedal ou usando a válvula de freio do reboque. Por meio dos componentes do ABS, a pressão pneumática liberada será controlada de maneira a garantir a eficiência do freio nas rodas, evitando o travamento e assegurando a dirigibilidade. Normalmente, a distância necessária até a parada total do veículo com segurança também pode ser reduzida.

Maior segurança no trânsito

Uma das situações mais comuns ao dirigir um veículo com ABS é o motorista bombear o freio ou até mesmo liberar o freio ao sentir alguma pulsação no pedal (característica muito comum em veículo com sistema de freio hidráulico). O movimento no pedal ocorre devido ao controle automático do freio realizado pelo ABS. A dica é manter o pedal acionado. Ao manter a pressão no pedal, o ABS atua de maneira eficaz para reduzir ao máximo a distância de frenagem.

Se tudo está em ordem, o motorista deve ficar atento a outros itens que podem influenciar na segurança. Os pneus precisam estar em bom estado de conservação para que o veículo mantenha a aderência adequada na pista e para que se promova mais segurança no trânsito, evitando acidentes.

O ABS não exige cuidados específicos para que funcione bem e tenha longa durabilidade; para isso, mantenha em dia a manutenção do veículo, conforme orientações do fabricante e, se for o caso, consulte o profissional qualificado para solução dos problemas com ABS.

Ao volante, a ação do motorista para frear o veículo deve ser: pisar no pedal (ou acionar a alavanca da válvula do freio do reboque), manter a pressão mesmo que o pedal pulse e esterçar o volante se for o caso de desviar de um obstáculo. Simples assim.

O caminhoneiro pode fazer uma verificação antes da viagem, basta checar se as luzes no painel estão funcionando normalmente. Quando a luz do ABS permanece acesa, sinaliza que o sistema apresenta alguma falha e necessita de checagem ou precisa de manutenção. O painel sinaliza somente as condições do ABS (se está com ou sem falha).

Fique tranquilo, lembre-se de que os freios convencionais de seu caminhão e de sua carreta continuam funcionando. Quando há falha no ABS o que pode ocorrer é o travamento de rodas durante a frenagem, portanto, dirija sempre atento às leis de trânsito respeitando os limites de velocidade.

Para saber mais sobre cuidados com o freio e manutenção preventiva, clique aqui.

Fonte: Wabco América do Sul

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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