A Volkswagen Caminhões e Ônibus, aproveitou o retorno da Agrishow 2022 para apresentar seus veículos lançados no auge da pandemia. Dentre eles, a família Meteor (cerca de 5 mil unidades vendidas até o momento) e os caminhões Constelation 33460 e 25460. Mas o destaque foi para os modelos Delivery Express, em especial o 11180, aplicado ao agronegócio e com motor já na nova regulamentação da Euro 6.
“É a primeira vez que trazemos ele para uma feira agro, mostramos na Fenatran 2019, daí veio a pandemia, não tinha componentes e a produção demorou a deslanchar. Agora conseguimos retomar e decidimos fazer o relançamento com teste drive na Agrishow”, explica Luciano Cafure, diretor de marketing da montadora.
Versatilidade do Delivery 11180 4×4
Luciano Cafure esclarece que o novo Delivery 11180 4×4 é o único dessa categoria, que possui capacidade para 7 tonelada de carga útil e 11 de Peso Bruto Total. Disponível para todas as aplicações, campo, lavoura, fazenda e cidade, porque ele funciona como trator 4X4 que pode ser transformado em 4×2 na roda livre e utilizado em trechos urbanos, trazendo eficiência energética.
Paulo Perin, engenheiro da Volkswagen explica que o Delivery pode subir em inclinações de 45º no modo 4×4. Dentro da cabine, é possível conectar o eixo para ser tornar-se “trativo” e transferir o torque para a roda quando ativada em 4X4. Além disso, é possível trafegar no modo low (baixa velocidade) com mais segurança em ladeira, por exemplo, ou terrenos mais agressivo onde se faz necessário maior controle e refinamento nas manobras. Quando o mecanismo é modificado na roda para 4X2, o eixo da roda é desligado e se transforma em um veículo comum para rodar em estradas.
É o segundo veículo mais vendido no mês de março entre os de distribuição urbana, de acordo com Cafure, que afirma ainda que o Delivery Express 11180 possui um grande potencial por não ter concorrente e poderá ser um substituto natural do Ford 4000 4×4.
Por Jacqueline Maria da Silva