Comprar, financiar, fazer um consórcio, essas são as maneiras mais comuns de se adquirir um caminhão. Entretanto, essa realidade vem mudando. Assim como já é um pouco mais comum em carros, o mercado de caminhões começa a ter opções de aluguel de veículo e a Volkswagen é a primeira montadora a aderir ao modelo, que chega com o nome Truck Rental (rent, em inglês, quer dizer alugar). Esse novo conceito é feito em parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a Volkswagen Financial Services.
Como funciona o mercado de aluguel de caminhões?
Para o brasileiro, em geral, a questão da propriedade do veículo ainda é muito forte, por isso, pode parecer estranho para muita gente a ideia de alugar um caminhão mas, na prática, a coisa é simples.
Ao invés de fazer um financiamento de um veículo e pagar as parcelas mensais, o transportador irá fazer uma assinatura e pagar uma taxa mensal de aluguel pelo tempo que durar o contrato. Após o fim do contrato, o caminhão volta para o banco, locadora ou montadora. Na maior parte dos casos, ao fim do contrato o cliente faz um novo contrato para um novo veículo.
Qual a vantagem desse sistema?
Quando você compra um veículo, ao final do financiamento você tem um bem. No caso do aluguel, não. Então, qual a vantagem? No caso do lançamento da Volkswagen é possível destacar:
1 – facilidade na compra – contratar um veículo por assinatura é muito menos burocrático que fazer uma compra de caminhão. No caso de um autônomo, por exemplo, muitas vezes o acesso a um veículo novo é difícil pela falta de crédito, mas aqui o crédito necessário é muito menor, permitindo a esse profissional que possa acessar um veículo 0km
2 – manutenção e telemetria embutidas – as assinaturas de aluguéis já virão com telemetria e plano de manutenção, caberá ao cliente apenas escolher entre o plano de manutenção mais simples, com manutenção preventiva, ou mais completo, com a corretiva
3 – seguro e rede credenciada – os contratos também já incluem seguro e toda a rede de concessionários pode ser usada para os serviços
4 – previsibilidade no custo – vai somando: parcela do financiamento ou consórcio, plano de manutenção, IPVA, licenciamento, plano de telemetria e seguro – ao invés de ter todas esses custos ou prestações, o transportador tem uma única prestação. Sabendo esse único valor, que é sempre o mesmo, fica mais fácil fazer contas e manter o negócio sob controle
Quais veículos podem ser alugados e quanto custa?
A Volkswagen disponibilizou produtos leves, médios e pesados. O cliente deve escolher o tipo de contrato, de 36 ou 60 meses, e, em seguida, as franquias de quilometragem, que vão de 1.500 a 10.000 quilômetros por mês. Os valores mensais dos planos mais básicos de cada modelos são:
- Delivery Express – R$ 3.679
- Delivery 11.180 – R$ 4.619
- Constellation 17.190 – R$ 5.869
- Constellation 24.280 – R$ 6.909
- Constellation 25.460 – R$ 15.179
- Meteor 29.520 – R$ 15.999
O transportador precisa fazer a conta de tudo que gasta com todos os itens incluídos no contrato para saber se é vantajoso ou não aderir ao aluguel de caminhões ao invés de comprar. O CEO da VW Financial Services, Rodrigo Capuruço, aposta que sim. “Esse modelo terá uma participação significativa em nossos negócios nos próximos 5 anos.”
Apenas caminhões da marca Volkswagen estão incluídos no modelo. Também apenas veículos zero km estão disponíveis no momento, mas no futuro a empresa deve estender a modalidade para veículos usados também.
Por fim, a contratação já está disponível e pode ser feita diretamente por um link (clique aqui), tudo de forma online, com o cliente apenas indicando em qual concessionário gostaria de retirar o veículo.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.