terça-feira, julho 23, 2024

Caminhões podem ser impedidos de transitar em Brasília no feriado do 7 de setembro

O STF (Supremo Tribunal Federal) pretende adotar algumas medidas de segurança nas manifestações do feriado do 7 de setembro, Dia da Independência. Uma das prioridades é impedir que caminhões entrem na Esplanada dos Ministérios. O intuito é impedir situações como a ocorrida no ano passado, quando caminhões foram usados para derrubar bloqueios da Polícia Militar que davam acesso ao Supremo e ao Congresso Nacional.

Preocupação com os caminhões no feriado de 7 de setembro

Há seis meses equipes que cuidam da segurança do Supremo, da Câmara e do Senado, além da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e do Detran, têm se reunido para debater a questão. Este ano, o STF acredita que podem vir manifestantes de diversas partes do Brasil e os atos podem trazer mais riscos à corte. 

No ano passado, na véspera do feriado, caminhões derrubaram duas barreiras colocadas na Esplanada pela Polícia Federal e, no dia seguinte à comemoração do 7 de setembro, mais de cem caminhões ocuparam o local na tentativa de pressionar a retirada dos bloqueios.

Por isso, a intenção das este ano é identificar pessoas de fora do estado do Distrito Federal, os meios de transporte dessas pessoas e onde ficarão paradas. Com isso, proporcionar um local para que os manifestantes se possam estacionar seus veículos, evitando surpresas ao STF. 

Caminhões podem ser impedidos de transitar em Brasília no feriado do 7 de setembro
Foto: Nelson Jr/SCO/ STF

Segurança digital do Supremo 

Existe também uma preocupação com a segurança digital do Supremo, tendo em vista que 94% dos ataques hackers sofridos entre novembro de 2021 e maio de 2022 foram classificados como críticos. Isso significa que poderiam comprometer os sistemas da instituição, causar roubo de informações e até sequestro, quando há cobrança de “resgate” para devolução de um ambiente virtual). 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Folha de São Paulo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados