sexta-feira, novembro 22, 2024

Volvo FH completa 20 anos, lança série comemorativa e faz promoção para fãs da marca

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Quem se lembra do lançamento da família FH da Volvo? Se você lembra… já está com um bom tempo de estrada, porque o FH está comemorando 20 anos. Para marcar a data, a montadora lembrou a evolução nessas duas décadas. Além disso, também está lançando uma série comemorativa com um caminhão personalizado e com todos os opcionais que a marca tem no mercado. Logo mais a empresa também fará uma promoção em que escolherá 5 pessoas para ajudar na montagem dos caminhões, lá na fábrica em Curitiba/PR, com o presidente da marca, Roger Alm.

Vamos botar o pé no túnel do tempo?


1994 – FH12

fh12
Imagem: Divulgação/Volvo

Em 1994 foi vendido o primeiro caminhão FH no Brasil. Trazido diretamente da Europa, onde ele tinha acabado de ganhar o prêmio de “Caminhão do ano”, ele vinha com uma tecnologia embarcada a qual o mercado brasileiro não estava acostumado. Naquela época, 85% do mercado era composto por caminhões bicutos, e o FH cara-chata chegou com motor eletrônico, trouxe para o País o conceito de cabine celular de sobrevivência, freio motor de 390cv e motor de 380cv. Naquela época também foi preciso trabalhar muito para convencer motoristas e transportadores que o uso do freio motor não estragava o motor. Com ele, as lonas de freio passaram a durar 4x mais.

 

1998 – FH passa a ser fabricado no Brasil

Em 1998, devido ao seu sucesso no País, a Volvo passou a fabricar o caminhão aqui. Neste ano também a montadora passou a disponibilizar, como opcional, o Air Bag, tecnologia que não era comum nem entre carros. Segundo a marca, foi a chegada do FH também que trouxe a discussão e a preocupação com reduzir o consumo de combustível.

 

1999 – Computador de bordo

fh12 computador de bordo

Em 1999 o FH passa por uma grande mudança, chega o motor D12C, que atendia as exigências do Euro II, os motores de 420cv, para fazer companhia aos de 380cv, as opções de cabines simples ou leito, o pacote Top Class, com muitos opcionais, como basculamento automático, freios ABS e Airbag, e o computador de bordo central. Nessa época alguns viam o computador de bordo como um “dedo-duro”, mas muitos já passaram a utilizá-lo como ferramenta, para acompanhar suas performances e melhorá-las. Segundo os executivos da Volvo, alguns até imprimiam os relatórios e os utilizavam como currículo, para provar que eram bons de volante.

 

2003 – I-shift

Em 2003 o FH recebeu o novo motor D12D, que seguia com os modelos de 380cv e 420cv, além da recente opção de um propulsor com 460cv. O novo caminhão atendia as exigências do Euro III e trouxe uma série de mudanças em conforto, segurança e manutenção, mas o grande marco desse modelo foi a caixa de câmbio I-Shift, hoje sucesso absoluto da Volvo, era uma aposta no mercado brasileiro àquela época, onde ainda não havia a cultura do caminhão sem pedal de embreagem.

 

2006 – Motor 13 litros e 520 cv

Em 2006 a Volvo chega com o motor D13A, motor de 13 litros. A montadora eleva as potências da linha FH, que passam a ser as mais altas fabricadas no País, de 400 a 520 cv. A nova geração da caixa de câmbio I-shift passa a atender um segmento crescente no Brasil, o que puxa mais de 45 toneladas. E como cresceu a potência do motor, a capacidade do freio motor cresceu junto, os modelos lançados no ano tinham poder de frenagem de 410 até 500 cv.

 

2009 – Segurança

2009 foi o ano nas inovações em segurança. O FH ganhou uma série de funções, opcionais ou não, que diminuíam a chance do motorista se envolver em acidentes, o que, segundo a montadora, fazia do FH o caminhão mais seguro do mundo. Dentre os novos dispositivos estavam: faróis duplos de xenon, sensor de chuva, detector de atenção e cansaço, piloto automático inteligente ACC (que diminui o risco de acidentes causados por desatenção do motorista), sensor de ponto cego, LKS (monitoramento de faixa de rodagem), faróis auxiliares de conversão, um espelho lateral auxiliar duplo, tecnologia Bluetooth e EPS, que funciona assim: quando o caminhão entra numa curva com uma velocidade maior que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque do motor e faz uma aplicação individual dos freios nas rodas.

 

2012 – Euro V

fh 12
Imagem: Divulgação/Volvo

Em 2012, a grande mudança, tanto do FH quanto de todas as montadoras, foi a introdução de veículos que atendam ao Euro V. Para alcançar os baixos níveis de emissão de poluentes da nova legislação, a empresa optou pelos motores SCR, aqueles que precisam do Arla 32. Outra mudança no ano foi a chegada do motor D13C, que elevou as potências dos FHs para até 540cv. As mudanças nos eixos, segundo a montadora, permitiu que eles ficassem mais duráveis e com níveis de ruídos menores.

 

2013 – FH16

volvo fh16 750

Em 2013 a montadora surpreendeu a todos ao anunciar que trazia ao Brasil, importado da Suécia, o caminhão mais potente do mundo, o FH16, de 750 cavalos de potência, que atende a uma nova faixa de mercado, a de 250 toneladas de PBTC.

 

2014 – Série comemorativa 20 anos

volvo fh 20 anos
Imagem: Divulgação/Volvo

E exatamente no ano em que completa 20 anos de chegada ao Brasil, o caminhão voltou a receber o título europeu de “Caminhão do ano”. Para comemorar esse aniversário, a Volvo lançou uma série especial com tudo que o motorista tem direito. Nas motorizações 420, 460, 500 e 540cv, o caminhão vem nas cores branca ou preta e com personalização de pintura além disso, conta com air bag, climatizador de ar, suspensão a ar na cabine, bancos em couro, volante em couro, rádio, CD, MP3, comandos no volante e caixa de câmbio I-shift. Se você achou que é pouco, ele ainda tem sensor de chuva, espelho frontal, trava elétrica com controle remoto, lâmpadas 3 Marias, luz de 5ª roda e anel nas rodas dianteiras.

Os novos caminhões já estarão disponíveis no fim do mês.

 

Veja também:

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Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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