A XCMG mostra caminhão elétrico para aplicações urbanas na Fentran 2024. Com isso, o modelo E7-18T chega para atuar no segmento de coletas de lixo.
XCMG mostra caminhão elétrico para aplicações urbanas
Para isso, o novo caminhão tem uma bateria de 278 kWh que fornece 285 cv e 1109 Nm. A autonomia é de 250 km e o peso bruto total (PBT) é de 16 toneladas.
O Pé na Estrada já havia adiantado que fabricante chinesa com unidade em Pouso Alegre, Minas Gerais, é especializada em linha amarela.
Porém, a unidade brasileira faz parte de um investimento alto de R$ 270 milhões. Dentro desse montante, está área de motores e estrutura de exportação.
XCMG tem elétrico para aplicações pesadas
Diferente do anunciado agora, o pesado XCMG E7-49 tem 482 cv e 2.000 Nm. Tudo auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades.
Com isso, mesmo sendo o torque linear e o motor elétrico não precisar de “câmbio”, as reduções ajudam na economia da energia.
Com baterias de ferro fosfato de lítio de 282 kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores DC (corrente contínua), que, em condições ideais, pode completar a recarga em cerca de uma hora. A autonomia é de 150 km.
XCMG e Volvo estão à frente dos pesados em teste
Em abril de 2024, os caminhões elétricos pesados iniciaram testes de campo no Brasil. Dentro dos modelos programados pela Secretaria Nacional de Trânsito estão os Volvo FM Electric e o XCMG E7-49.
Por que o Ministério precisa aprovar a eletrificação?
Todo veículo precisa da aprovação do Ministério dos Transportes. O órgão é responsável por garantir que os modelos atendam aos padrões de segurança estabelecidos.
A pasta também verifica se os veículos atendem aos requisitos de desempenho estabelecidos, incluindo capacidade de aceleração, velocidade máxima, capacidade de carga e eficiência de combustível. Logo, o processo é necessário para atestar como o veículo se comporta a via.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.