Rota do Zebu vai a leilão com projeto de R$ 8,5 bilhões

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A Rota do Zebu vai a leilão (31) com projeto de R$ 8,5 bilhões. O trecho da BR-262/MG, que liga o Triângulo Mineiro à região metropolitana de Belo Horizonte, ganhará uma atenção especial.

Rota do Zebu vai a leilão com projeto de R$ 8,5 bilhões

Afinal, percurso que liga Uberaba a Betim, 448 km extensão, é responsável pelo principal escoamento do estado mineiro.

Com isso, a expectativa é que o projeto movimente R$ 8,54 bilhões, somando a captação e os serviços operacionais. Mas, vale dizer que a empresa que assumir o contrato de 30 anos terá um pacote de melhorias para fazer.

Veja as melhorias colocadas no edital da Rota do Zebu

Entre as melhorias estão: duplicação de 44,3 quilômetros de rodovia, implantação de 168,87 quilômetros de faixas adicionais e de 3,63 quilômetros de marginais.

Além disso, também ficará responsável por instalar um Ponto de Parada e Descanso (PPD), 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus, além de três passagens de fauna.

Saiba quantos serão os empregos diretos e indiretos

Ao menos 4,4 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas e 63.765 empregos devem ser gerados da região metropolitana de Belo Horizonte até a área considerada a porta do Triângulo Mineiro.

A portaria com as regras está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e o edital está disponível no site da Agência.

Parte do trecho está “respirando por aparelhos”

O edital faz parte do processo de devolução do trecho que está sob concessão da Triunfo Concebra, concessionária que cuida das BR: 060/153/262/DF/GO/MG.

No caso específico, os 438,9 km da BR-262/MG, agora batizada como Rota do Zebu, serão leiloados na totalidade.

A Concebra explicou por nota que está discutindo desde 2016 com a ANTT os desequilíbrios do contrato ocasionados pela recusa do BNDES em seguir com a assinatura do contrato de financiamento aprovado.

Com isso, os desequilíbrios, aliados à frustração da receita gerada pela recessão de 2014/2016, causada por diversos fatores políticos e econômicos, levaram à concessão a aderir ao processo de relicitação (devolução). Ou seja, ocorre-se a recompra do trecho.

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Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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