A Iveco apresentou um ônibus a gás na Modal Expo, feira de negócios de logística, transporte e de comércio exterior do Espírito Santo.
Além do modelo, a fabricante também reforçou no evento as vantagens do biometano na redução das emissões de CO2 em até 95%.
“A América Latina apresenta uma grande oferta de gás natural. A ampliação dos chamados corredores verdes no Brasil consolida a disponibilidade do combustível, posicionando o ônibus movido a gás natural e biometano como uma interessante alternativa para metas de descarbonização no transporte urbano”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco América Latina.
BUS 17-210 G: robustez e autonomia
Ou seja, com motorização posicionada na dianteira do veículo, o ônibus tem 9 cilindros, 210 cv e 760 Nm.
Portanto, o modelo entrega autonomia de até 350 quilômetros, garantindo a operação em rotas de longo alcance.
Ônibus a gás precisa de 20 min. para encher o cilindro
O tempo de abastecimento é rápido e pode ser realizado em cerca de 20 minutos, assegurando a flexibilidade.
Em operação, o uso do gás natural entrega outras vantagens ambientais, como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2).
O Brasil vem criando corredores vivos de GNV, mostrando que a aposta pelo combustível pode ser uma boa saída para a transição energética.
Diferente do ônibus a gás, quem chamou atenção foi um híbrido
Durante a Lat.Bus 2024, a Volare apresentou um projeto inovador. Trata-se do micro-ônibus Attack 9 híbrido a etanol, com produção prevista para 2026.
Ele é primeiro ônibus híbrido a etanol chega com a proposta de autossuficiência, pois usa como base um motor elétrico com as baterias recarregadas por um grupo gerador térmico.
Ou seja, um motor turbo 1.0 de três cilindros, movido a etanol, quem fica responsável por armazenar a eletricidade.
O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.