Tíquete médio de consórcio sobe 37% por conta do Euro 6

MercadoTíquete médio de consórcio sobe 37% por conta do Euro 6

O tíquete médio de consórcio de veículos pesados subiu 37% em um ano. A principal justificativa para galopada está no ingresso da tecnologia Euro 6.

Afinal, alguns estoques ainda ofereciam, em 2024, modelos com motor Euro 3, que apesar de tecnologia inferior, eram demandados por conta do preço inferior.

Tíquete médio de consórcio sobe por conta do Euro 6

Portanto, conforme o boletim da Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, o valor médio da cota dos pesados chegou R$ 248,8 mil em maio de 2025, contra os R$ 180,9 mil do ano passado.

Do total de caminhões vendidos no mercado interno, 12,2% foram comprados via consórcio e 87,8% com financiamento.

Logo, na separação entre novos e usados, houve 11,4% de caminhões zero comercializados via consórcio e 88,6% por financiamentos.

Os seminovos somaram 12,7% via Sistema de Consórcios, enquanto 87,3% foram por
financiamentos.

Consórcio de implementos se mantém estável

Ainda em veículos pesados, os implementos rodoviários totalizaram 20,8% de vendas pelo consórcio e 79,2% resultante de outras linhas de crédito.

Na análise entre novos e usados, houve 18,9% de semirreboques zero via consórcio e 81,1% pelos vários tipos de financiamentos.

Paralelamente, os seminovos atingiram 23,7% pelas contemplações e 76,3% por empréstimos variados.

Ônibus também fica dentro da média

Também em veículos pesados, os ônibus totalizaram 10,4% de vendas pelo consórcio e 89,6% resultante de outras linhas de crédito, no mercado interno.

Na análise entre novos e usados, houve 12,2% de ônibus zero via consórcio e 87,8% pelos vários tipos de financiamentos.

Paralelamente, os seminovos atingiram 9,8% pelas contemplações e 90,2% por empréstimos variados.

Para o Sistema de Consórcios as projeções seguem otimistas, prevendo um crescimento de 10,0% para veículos pesados.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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