No último 12 de agosto, o 1º Fórum Pé na Estrada reuniu os principais transportadores do Brasil para conversar sobre a falta de motoristas no país.
Entre os pontos comuns estão o desinteresse da profissão para o surgimento de novos caminhoneiros, as condições de operações (estradas e pontos de parada), bem como a renumeração em si.
Apesar de todos da bancada reconhecerem os problemas e a situação caótica, algumas saídas para amenizar o colapso foram apresentadas.
Quais são os frutos colhidos do 1º Fórum Pé na Estrada?
Durante o bate-papo intermediado por Pedro Trucão e Paula Toco, muito fruto ganhou destaque. Para amadurecer de verdade ainda falta um empurrãozinho, mas quem sabe com uma maior conscientização ele acaba vingando.
O resumo de como foi o 1º Fórum Pé na Estrada é possível acompanhar aqui. De qualquer forma, veja abaixo uma lista das matérias que o portal fez do evento.
Dia Nacional do Caminhoneiro: Será que a profissão vai acabar?
Falta de motoristas: exigências de embarcadores entram na conta?
Dicas para não perder a vaga de caminhoneiro na hora da entrevista
5. Feirão de emprego reúne mais de 1.800 vagas para tentar sanar a falta de…
Conclusão: é possível dizer que entre os principais frutos do 1º Fórum Pé na Estrada estão os projetos e iniciativas futuras voltados ao fortalecimento do setor de transporte rodoviário, incluindo programas de capacitação para caminhoneiros, parcerias estratégicas entre empresas e propostas de melhoria em segurança nas estradas.
Enquanto a oportunidade no escritório for igual, ou melhor, dificilmente haverá qualificação e renovação de profissionais.
A grande questão é: será que estamos próximos de uma nova greve, porém silenciosa, dos caminhoneiros?
Só a fruta madura no pé é que vai responder à questão.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.