quarta-feira, janeiro 28, 2026

ANTT aprova concessão da BR-040/495/MG/RJ para a Concessionária Elovias

RodoviasANTT aprova concessão da BR-040/495/MG/RJ para a Concessionária Elovias

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu sinal verde para a concessão do sistema rodoviário BR-040/495, que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro. A responsável pela operação será a Concessionária Elovias S.A.

O trecho contemplado é entre a Barreira do Triunfo (em Juiz de Fora) e o Trevo das Missões (no Rio de Janeiro), além de um trecho da BR-495 que dá acesso à Itaipava.

 

O que prevê o contrato de 30 anos?

O acordo terá duração de 30 anos e prevê a exploração da infraestrutura e a prestação de serviços públicos pela iniciativa privada. O investimento está previsto em R$ 8,84 bilhões. 

Estão incluídas atividades de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação da capacidade e garantia de nível de serviço em um total de 218,9 quilômetros de rodovias.

Entre as obras previstas, destaca-se a duplicação da pista de descida da Serra de Petrópolis, que inclui um túnel de 4,6 km de extensão.

A Serra de Petrópolis é um dos principais destaques do projeto, que deve ser entregue até 2029. Além do túnel, serão construídas outras duas passagens subterrâneas na descida da serra.

Essa obra estava paralisada há quase uma década, onde o trecho era administrado pela Concer, do grupo Triunfo.

O edital também contempla 13,44 km de duplicações, 78,13 km de faixas adicionais, 11,7 km de ciclovias, 32 pontos de ônibus, 3 túneis, 12 passarelas, 1 área de escape, 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) e 1 Ponto de Parada e Descanso.

Com a nova administração, a Concessionária Elovias irá estudar o melhor local para instalar o PPD previsto na concessão. Segundo o edital, o desenvolvimento do estudo de implantação e operação do ponto de apoio e parada será divulgado, assim como o cronograma de obras e atividades.

ANTT aprova concessão da BR-040/495/MG/RJ para a Concessionária Elovias
Concessão da BR-040/495/MG/RJ para a Concessionária Elovias

Elovias teve parecer favorável 

A concessão foi leiloada em 30 de abril de 2025, em sessão pública realizada na B3, em São Paulo. O Consórcio Nova Estrada Real sagrou-se vencedor após oferecer desconto de 14% sobre a tarifa.

Em junho, a Diretoria Colegiada da ANTT reconheceu o resultado do certame, condicionado ao cumprimento das exigências previstas no edital.

 

Um pouco mais sobre a BR-040/495/MG/RJ

A BR-040/495 interliga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, dois dos três maiores estados brasileiros e que, juntos, respondem por cerca de 20% do PIB nacional.

Essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, o trecho também possui relevância para o turismo regional.

Apenas em 2024, o setor movimentou mais de R$ 12 bilhões no estado do Rio de Janeiro, evidenciando o potencial econômico da rota.

Veja mais: Independência do Brasil: conheça um pouco das primeiras estradas

Fundação Memória do Transporte (FuMTran), destaca alguns caminhos estratégicos que marcaram a economia, sociedade e mobilidade do Brasil.

Entre eles está o trecho da nova concessão, considerado um dos mais antigos do Brasil.

 

Veja também: Túnel Santos–Guarujá será quase igual aos da China e Europa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados