Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II e batizada como Estrada União e Indústria, a BR-040/495/RJ/MG teve vencedora de leilão para nova administração.
A nova subida da Serra de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, está entre as melhorias que serão realizadas pelo Consórcio Nova Estrada Real, empresa que venceu o leilão do trecho, na última semana, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
Menor Tarifa de Pedágio
Com investimento previsto de R$8,84 bilhões, o Consórcio Nova Estrada Real, formado pela brasileira Construcap e pelas empresas espanholas Ohla e Copasa, apresentou o maior desconto tarifário, de 14% sobre a Tarifa Básica de Pedágio.
A concessionária será responsável pela administração de 218,9 quilômetros da rodovia, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o estado do RJ pelos próximos 30 anos.
Logo, um dos principais destaques do projeto da BR-040/495/RJ/MG é a nova subida da Serra de Petrópolis, que deve ser entregue até 2029.
A concessionária irá construir o túnel principal com 4,62 quilômetros de extensão e mais duas passagens subterrâneas na descida da serra.
Impacto econômico da rota
A BR-040/495 interliga Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois dos três maiores estados brasileiros. Juntos, respondem por cerca de 20% do PIB nacional.
Essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, o trecho também possui relevância para o turismo regional.
Contudo, apenas em 2024, o setor movimentou mais de R$12 bilhões no estado do Rio de Janeiro, evidenciando o potencial econômico da rota.
Veja também: Rota Verde assume BR-060 e BR-452 em Goiás

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.