A eletrificação vem ganhando força no Brasil e com isso a mobilidade por meio de combustíveis mais limpos também.
A capital potiguar, por exemplo, estreou o primeiro ônibus 100% elétrico em operação experimental no transporte público da cidade.
Natal inaugura linha elétrica com ônibus chinês
O modelo utilizado é o Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, desenvolvido especialmente para atender às demandas do mercado brasileiro.
Um ônibus elétrico articulado, com cerca de 12,9 metros de comprimento e capacidade para até 90 passageiros.
Movido por motor 100% elétrico, utiliza baterias de lítio-ferro-fosfato, oferecendo autonomia de até 300 km e recarga em 3 a 4 horas.
A apresentação do veículo aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com a presença do prefeito da capital, do CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza, e da secretária da STTU.
Qual é a linha elétrica com ônibus chinês
O ônibus já começou a circular na linha N-77, operada pela empresa Guanabara. Durante os próximos 30 dias, o modelo seguirá em testes pela cidade.
Para garantir a segurança e eficiência da operação, a TEVX Higer disponibilizou suporte técnico, treinamentos e operação assistida com instrutores especializados.
“A iniciativa representa um passo importante rumo à modernização do sistema de transporte público da cidade. Estamos investindo em alternativas sustentáveis que ofereçam mais qualidade para a população e menos impacto para o meio ambiente”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.
Segundo o CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza, a parceria com a Prefeitura de Natal faz parte de uma estratégia nacional de expansão da fabricante.
“Vamos apresentar um modelo 100% limpo e com alta tecnologia. Durante os testes, teremos uma operação assistida para garantir total suporte à equipe local”, destacou.
Com o início dos testes, Natal inaugura em direção a um sistema de mobilidade mais limpo, eficiente e alinhado com os desafios urbanos.
A experiência com o veículo elétrico servirá como base para estudos de viabilidade e possíveis investimentos na ampliação dessa tecnologia na frota municipal.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.