segunda-feira, dezembro 2, 2024

Chinesas fazem lançamentos importantes na Fenatran

LançamentosChinesas fazem lançamentos importantes na Fenatran

Não é de hoje que os representantes chineses aparecem em peso nas grandes feiras. Foi assim na IAA, nos Salões de Automóveis e de Autopeças. Na Fenatran 2024, a história não foi diferente.

Além dos boxes com representantes de empresas pequenas do país oriental, fabricantes sino-brasileiros mostraram novidades para o mercado nacional.

Marcas chinesas fazem lançamentos na Fenatran

A XCMG, por exemplo, apresentou uma linha completa de caminhões 100% elétricos na Fenatran e um conceito movido a gás com 560 cv.

Os elétricos que estrearam foram: E3-10T, com PBT de 10 toneladas, o E7-18T (PBT de 16 ton) e o E7-80T (PBTC de 74 ton e CMT de 80 ton).

Veja os modelos XCMG na Fenatran

O E3-10T é um caminhão leve para atuar no last mile. É equipado com motor de 270 cv e 1.100 Nm.

Tem 6.480 kg de carga útil e 250 km de autonomia. As primeiras entregas estão programadas para ainda nesse ano. O preço sugerido é de R$ 450 mil.

Já o E7-18T, valor proposto de R$ 1,2 mil, tem 285 cv e 1.100 Nm. Está focado no transporte urbano, na coleta de lixo. Tem 279 kWh de capacidade máxima de carga e 270 km de autonomia.

Por fim, a linha de elétricos se completa com o E7-80T, avaliado em R$ 1,5 mil, que usa motor de 747 cv e 2.800 Nm, números que o colocam como um dos mais potentes do Brasil. Tudo graças as baterias com 400 kWh. A autonomia varia de 150 km a 250 km, dependendo da utilização.

Marcas chinesas fazem lançamentos importantes na Fenatran
Marcas chinesas fazem lançamentos importantes na Fenatran

Caminhão com mais de mil litros de gás surpreende visitantes na Fentran

Durante a Fenatran, um dos modelos expostos pela XCMG foi o P9-560G, que foi colocado no evento para avaliar a receptividade dos compradores.

“Trouxemos esse modelo como demonstração da alta tecnologia empregada pela XCMG, que é capaz de oferecer outros tipos de soluções para a logística sustentável. Não temos somente modelos elétricos”, explica Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG.

Equipado com motor movido a GNL (Gás Natural Liquefeito), o modelo desenvolve 560 cv e 2.600 Nm, extraídos de um motor de 6 cilindros com 14,6 litros acoplado a um câmbio de 12 marchas e tração 6×4.

Ele possui PBTC de 74 ton e CMT de 80 ton. O tanque de GNL, acondicionado atrás da cabine, leva 1.350 litros.

TEVX Higer lança linha de veículos elétricos na Fentran

Outra marca que chegou no Brasil e aproveitou a Fenatran para fazer o anúncio foi a TEVX Higer. Ele apresentou os caminhões EON Edit 3D e EON E-Truck, além do furgão Paradise.

Assim como a XCMG, a TEVX Higer, joint venture da Higer Bus com a brasileira TEVX Motors Group.

O EON Edit 3D é um 4×4 de 15 toneladas, pronto para receber todo tipo de implemento. Sua configuração de 700 kWh de baterias permite autonomia de 400 km e PBT de 31 toneladas, ideal para transporte ágil em áreas urbanas.

Já o EON E-Truck é um 6×4 de 11 toneladas e PBT de 49 toneladas. Trata-se de um modelo elaborado para o transporte de cargas pesadas e volumosas.

Tem autonomia de 400 km com uma única carga. A com carga máxima é de 700 kWh e o consumo é de 1,30 kWh/km. Ambos têm freios regenerativos que permite a recomposição de 30% da bateria.

Furgão Paradise na versão passageiro ou carga

A marca também está lançando um furgão com capacidade para 6 toneladas.

O conjunto de bateria de 127 kWh, que lhe dá uma autonomia de 285 km e um consumo 0,40 kWh/km, é um dos apelos de venda da fabricante. A versão para passageiros permite transportar o motorista e 19 passageiros.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

2 COMENTÁRIOS

    • Oi Elias, obrigado pelo comentário. Sempre buscamos uma equação de deixar o site mais leve e dinâmico. Mas vamos repensar em uma forma de colocar mais imagens.
      Um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados