quinta-feira, novembro 21, 2024

10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhões antes de pegar a estrada

Dicas10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhões antes...

A auto-escola não ensina, então o pessoal não aprende, mas existem muitas coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhões antes de cair no trecho.

entender funcionamento do caminhão aumenta segurança
Motoristas de carros precisam entender melhor o caminhão.

 

1 – Eles são mais lentos

carro deveria saber sobre caminhoes carro caminhao

Pode reclamar, ficar bravo, espernear, mas não tem o que fazer, a velocidade máxima permitida por lei para um caminhão é 90km/h, logo, não importa se a pista permite que o carro vá a 120, quando um caminhão for ultrapassar outro veículo, ele deverá ir, no máximo, a 90km/h. Por isso, tenha paciência, não dê farol alto, não buzine, não xingue. Muito melhor um caminhão que respeita esse limite que um em alta velocidade colocando todos em risco.

 

2 – Eles têm menos agilidade

Claro, afinal, são muito maiores. Por isso, se um caminhão começar uma manobra a sua frente, não aumente a velocidade para impedir que ele continue, não jogue o carro pra cima, apenas tenha paciência, já já ele volta pra pista dele, até porque, se ele for pego fora da faixa da direita sem um motivo, ele leva multa, então assim que ele terminar a manobra ou a ultrapassagem, ele deve voltar pra sua faixa, e você pode seguir sua viagem.

 

3 – Eles são mais altos

E, por esse motivo, as vezes, a faixa da direita pode ser um problema, principalmente quando as árvores da lateral da pista não são podadas corretamente. Aí, para não chocar o caminhão com algum galho, o motorista pode recorrer à faixa do meio. Por isso, quando um caminhão invadir a faixa do meio aparentemente sem motivos, dê uma olhada em volta antes de julgá-lo.

 

4 – Eles sentem mais os buracos da pista

carro deveria saber sobre caminhoes buraco

E esse é outro motivo que faz com que eles, as vezes, fujam da faixa da direita, que costuma ser mais irregular. Se o motorista está arriscando tomar multa e andando na faixa do meio, ele deve ter um bom motivo pra isso, que também pode ser faixa da direita muito estreita, pedaços de outros veículos no acostamento e tantas outras coisas.

 

5 – Eles enxergam mais longe

Você pediu passagem (dando seta para a esquerda e não farol alto) e o motorista respondeu com seta pra esquerda também? Entenda o sinal. Ele não quer ultrapassar outro veículo antes de você. O mais provável é que ele, por ver mais longe, esteja vendo outros veículos vindo na direção contrária e está te sinalizando que se você fizer a ultrapassagem agora, pode se envolver em um acidente. Quando ele der seta para a direita, aí estará indicando que o caminho está livre.

 

6 – Eles, provavelmente, estão dirigindo há horas

E podem estar cansados, sob pressão. Podem ter sido desrespeitados pelo encarregado, porteiro, carregador, policial, e por isso podem estar estressados. A atividade de motorista de caminhão é uma das que mais causa adoecimento no Brasil, por isso, tenha paciência, não provoque, não xingue, respeite essa atividade.

 

7 – Eles estão levando a mercadoria que você vai usar

carro deveria saber sobre caminhoes mercadoria

Se você acha que caminhões atrapalham o trânsito, então imagine você tendo que ir na horta buscar suas verduras e legumes, na roça buscar seu arroz, no pasto buscar sua carne e até pro Pará buscar seu açaí, será que dá? Não, não dá. Então, se você ajuda a provocar um acidente com um caminhão, é a sua mercadoria que não vai chegar ou que chegará mais cara.

 

8 – Eles são ainda mais lentos na subida

Você está vindo tranquilamente atrás de um caminhão a 90km/h, aí começou uma subida e a velocidade do caminhão caiu pra 60km/h. O que você faz? Sair pela esquerda no momento mais seguro é a melhor opção. Não é porque o motorista quis. Ele bem que preferiria continuar a 90, mas a maior parte de nossos caminhões são antigos e podem perder até 50% da sua velocidade numa subida. Por isso, não fique bravo, se vir que lá na frente tem uma subida, já saia de trás do caminhão antes ou diminua sua velocidade, evitando batidas traseiras ou colisões laterais ao tentar ir pra esquerda quando já estiver em baixa velocidade.

 

9 – Eles têm mais pontos cegos

Pense nos pontos cegos do seu carro, que tem mais ou menos uns 4 metros de comprimento. Agora imagine um caminhão com 15m. Os pontos cegos são muito maiores. Existe uma regra que ajuda muito os motoristas de carro: se você consegue ver o condutor de um caminhão, ele também consegue te ver. Ou seja, se você colar na traseira de um caminhão, não verá o condutor, aí ele também não te vê e um acidente pode acontecer (sem falar que é obrigatório por lei manter distância segura do veículo da frente). O mesmo vale para quando você estiver na lateral do caminhão ou quando ultrapassá-lo, não volte para a faixa colado nele, dê espaço para ter certeza que o caminhoneiro te viu entrando na frente dele.

 

10 – Eles precisam de (muito) mais espaço para frear

carro deveria saber sobre caminhoes espaco

Você está trafegando a 80km/h e decide que é um bom momento para ultrapassar um caminhão. Dá uma olhada rápida e vê que tem um espaço entre os dois caminhões a sua frente. Acelera, passa o caminhão, entra na frente dele e freia para não colidir com o da frente. Freia na certeza que o caminhoneiro vai frear também. Mas o que muita gente não sabe é que enquanto um carro comum, a 80km/h, precisa de mais ou menos 40 metros para frear, um caminhão com 40 toneladas de carga precisa de 98 metros para parar, já um com 60 toneladas vai precisar de 108 metros. E tudo isso ainda pode variar de acordo com as condições da via, o tipo de carga carregada, a tecnologia do caminhão e tantas outras variáveis que fica muito difícil para o motorista de carro avaliar tudo isso em milésimos de segundo, quando decide ultrapassar. Por isso, só ultrapasse quando tiver certeza que é seguro.

 

Bônus: Eles são, em sua maioria, gente boa

Todo mundo tem uma história pra contar de um caminhoneiro que fez uma besteira na estrada, mas todo mundo também tem uma história de médico ruim, eletricista ruim, garçom ruim e por aí vai, ou seja, em todas as profissões tem gente boa e gente ruim. Sempre que você vir um caminhão fazendo loucura na pista, olhe em volta e veja quantos outros estão andando corretamente. Quem anda corretamente não chama atenção, por isso ficamos com a impressão que motorista de caminhão “é tudo louco”, mas não são. Use a experiência e perícia que eles têm. Comunique-se com eles no trânsito de forma amigável e verá como eles podem contribuir para uma relação mais segura e tranquila no trânsito.

E se você é motorista de caminhão, dê uma olhada nas 10 coisas que todo motorista de caminhão tem que lembrar sobre carros antes de pegar a estrada.

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

61 COMENTÁRIOS

  1. todos os motoristas tinham que lê isso Com certeza iria diminuir muitos acidentes na rodovia sou caminhoneiro respeito muitos carros pequenos e peço respeito também por um trânsito melhor.

  2. a auto escola deveria passar esta orientação para todos alunos sobre a diferença de carro x caminhão eu e todos guando tiveram a 1° habilitação sem noção o que é o transito na estrada

    • Bom dia Trução!!
      Como hoje a maioria tem acesso fácil as redes social, porque não espalhar essas informações!
      Seria de grande valia ,pelo menos as pessoas concientizava mIs

    • O fato é que até na cidade tem muito motorista nutella sem noção das normas de circulação no trânsito, a culpa é do Detran por aprovar essa safra de despreparados.

  3. Deveria também dizer que o veiculo maior tem obrigação de cuidar do menor!
    Coisa que nenhum caminhoneiro faz nas estradas e cidades .
    Simplesmente jogam pra cima dos carros e não estão nem aí para as vidas.

    • Seu analfabeto, para de falar merda..vc não sabe ler?? “olhe em volta e veja quantos outros estão andando corretamente. Quem anda corretamente não chama atenção, por isso ficamos com a impressão que motorista de caminhão “é tudo louco”, mas não são”

    • Para de falar merda..vc não sabe ler?? leia de novo e interprete: “olhe em volta e veja quantos outros estão andando corretamente. Quem anda corretamente não chama atenção, por isso ficamos com a impressão que motorista de caminhão “é tudo louco”, mas não são”

    • Ta conversando merda rapaz voce provavelmente nunca esteve na direção de um caminhão, horario, familia, perigos da pista, assaltos, alta pericia pra nao acabar com os menores burros na estrada, você não sabe a pressão que um caminhoneiro vive.

    • Motorista de caminhão é prá cuidar do caminhão e da carga não de alguns irresponsáveis de carros pequeno. Cumpra com a obediência de trânsito

    • cara é como foi dito o caminhão é lento e tem de 14 a 30 metros de comprimento mesmo dando seta, geralmenteos automóveis não respeita é onde o caminhão tem que ir entrando,se não não saí do lugar,sem dizer que o caminhão mantém uma distância segura com o da frente aí vem o carro pequeno e entra na frente e freia muitos já morreram assim.

    • Aí maluco , vou te dar o papo ! Tu tá certinho. Saia pra estrada com essa mentalidade e não siga as orientações acima. Você provavelmente vai morrer , mas vai morrer certinho. Nunca ninguém vai jogar um caminhão pra cima de um veículo pequeno de propósito, mesmo porque, a menos que você dirija um porche, uma Ferrari ou algo do gênero, o prejuízo do caminhoneiro será maior que o seu no caso de um acidente. Ali vai um equipamento de quase um milhão, o cara não vai colocar isso em risco por conta da sua lata velha que vale em média de 50 a 150 mil.

    • Todo ano pego estrada pra dirigir 800 km entre minha cidade e a cidade de meus sogros. Nessa estrada, com muito trecho em pista dupla – por vezes até 3 faixas – vejo caminhoneiro grudado no caminhão da frente, já levei fechada indevida, vi muito caminhão acima do limite de velocidade (até porque sabem os trechos onde radares estão desligados) e simplesmente vêm pra cima enquanto eu estou segurando pra cumprir a lei. Tem muito caminhoneiro que se doeu aqui justamente porque foi dita uma verdade que está no Código Brasileiro de Trânsito: os veículos maiores cuidam dos menores e todos cuidam dos pedestres. E não é isso que vejo quando viajo. Vejo caminhões sendo dirigidos com responsabilidade, mas vejo muito fdp que não se importa com a vida alheia. Sabe que do alto da cabine, se acontecer um acidente, pouca coisa vai acontecer com ele.

  4. Moro de front a SP 143 e passa una caçambeiros vida louca aqui, os caras não respeitam lombo faixas passando pelo lado das mesmas, jogam carros para o acostamento. Sei qua na maioria são gente boa mas essa minoria causa um baita estrago.

  5. Falto alguns detalhes mesmo em pista de mão dupla ou em ruas não ultrapassar em curvas acentuados pois os mesmo precisam de mais espaços para manobra e vai invadir a outra faixa.

  6. Beleza, texto excelente, todos nós concordamos.

    Mas que tem muito caminhoneiro folgado, isso também tem! Moro em beira de rodovia e TODOS OS DIAS presencio cenas como: a) caminhão andando na faixa da esquerda com a direita livre; b) caminhão entrando na frente do carro ou moto sem dar seta, quase provocando acidente; c) caminhão andando colado na traseira da gente mesmo a gente em alta velocidade…Acho que o respeito tem que ser dos dois lados!

    • Entao dirija um carro pesado e va observando o que os carros de passeio fazem na estrada. O que acontece e que a inexperiencia as vezes nao concede condições de analisar o que e errado fazer na frente de um carro pesado e acha q os carros estao fazendo tudo certinho.

  7. Item 6, dirigindo há horas. Um dilema entre a possibilidade de um repouso periódico do motorista e os horários de entrega é uma cognição difícil.

    Mais um detalhe: não sirva esses conselhos só a condutores de carros de passeio, mas motocicletas e bicicletas também. De bicicleta entre caminhões, presto atenção aos retrovisores desses veículos para ter certeza que fui visto antes de eu executar manobras. E o cuidado com pontos cegos das carrocerias.

  8. […] bons a maus motoristas a bordo de ambos, então, a ideia aqui, assim como na lista anterior (10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhão antes de pegar a estrada), não é julgar ninguém e sim relembrar alguns pontos que possam ajudar a estrada a se tornar um […]

  9. Fazendo uma correção a auto escola ensina sim em sala de aula teórica a respeito de ponto cego, do ver e ser visto através do retrovisor!!!!

    • ENSINA APENAS 10 POR CENTO DO QUE DEVERIA Onresto do tempo e gasto com balelas e computador. Depois vai para o transito mas so sabe fazer no computador. Tempo que deveria ser gastos com mais explicacoes no transito.

  10. deveria ser acrescentado que é lei guardar a distância regulamentar pois são imprudente nesse ponto andam em comboio coladinhos dificultando a ultrapassagem e muitas vezes causam acidentes fatais com essa infração…

  11. Parabéns muito útil esse artigo deveria falar em rede nacional so assim poderiam saber melhor a respeito de caminhoneiros na estrada e a necessidade de termos que obedecer as sinalizações e respeitar o próximo na estrada .

  12. Faltou um ítem importantíssimo. Motoristas de caminhão, são normalmente seu primeiro socorrista em caso de acidente com vc e sua família. Temos coragem, ferramentas, e amor ao próximo. Não temos nojinho de sangue ou fratura exposta. Até chegar o SAMU, é com a gente que vc vai ter que contar.

  13. Se os condutores de veículos baixo respeitassem os motoristas, não haveriam tantos acidentes e mortes nas estradas.
    A maioria dos acidente acontecem porque 90% desses condutores não entendem nada de caminhão e entram na frente, reduzindo a velocidade ou ate mesmo freando, achando que o caminhão vai conseguir para como se fosse um carro, ai acabam esmagados entre os chassi. Outros vem com muita velocidade e batem na traseira dos veículos mais lentos porque não tem noção de distancia e velocidade. A maioria morrem por esse motivo, não conhecem as limitações de um caminhão.
    O motorista faz o que pode para livrar os condutores mas os caminhões tem seus limites que devem ser respeitados.

  14. A impressão que tenho é que há muitos caminhoneiros encrenqueiros.
    Já fui vítima de vários assim, a maioria parece não gostar de ser ultrapassado, já teve uns 3 casos em que ultrapassei, e parece que o motorista ficou extremamente irritado, dando sinal de farol, acelerando o caminhão pra cima, causando todo pânico possível, detalhe é que nesses casos eu sempre ultrapassei e acelerei pra ir embora, mas haviam obstáculos mais a frente na via, lombada, sinal de pare, havia carro, enfim…
    Fico pensando se fosse uma mulher no meu caso, poderia ter ocorrido até um acidente.

    Infelizmente, muitos caminhoneiros andam cheirados de pó.

  15. Aprendi na auto escola que os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores. Muitos motoristas de caminhão não respeitam isso e acham que sempre têm a preferência sobre todos os outros.

  16. Coisas que os motoristas de caminhão deveriam saber:
    Um caminhão deve respeitar um automóvel quando ele iniciou uma ultrapassagem. O caminhão não deve nunca iniciar uma ultrapassagem quando vê pelo retrovisor a presença de um automóvel na pista da direita, pois ele pode estar em uma velocidade que o impede de abortar a operação.
    Ao ligar o sinalizador de de direção (seta) o caminhoneiro não pode achar que aquilo seja o mesmo que lugar o “foda-se”. Que basta acionar que o transforma em invisível.

  17. O fato é que até na cidade tem muito motorista nutella sem noção das normas de circulação no trânsito, a culpa é do Detran por aprovar essa safra de despreparados.

  18. Não sou caminhoneiro mas acompanho todos os grupos para entender a vida de um caminhoneiro.
    Aprendi a tomar atitudes simples que facilitam muito a vida do caminhoneiros não estrada e, quase, sempre é retribuído.
    Me auxiliam em ultrapassagem, agradece e etc..
    Minha família até chega a brincar que eu “converso” com os caminhoneiros na estrada, mas acredito que todo o motorista de carro deveria se colocar no lugar e respeitar mais os caminhoneiros!!

  19. Realmente os caminhoneiros sofrem muito, principalmente com nossas estradas! Todos condutores deveriam conhecer estas pequenas regras (também os caminhoneiros). Viajo muito de carro e gostaria que principalmente os caminhoneiros deixassem espaço entre um caminhão e outro, para que os carros pequenos(cada dia mais rápidos), pudessem ultrapassar, onde os caminhões mais pesados e mais lentos não conseguem. Realmente a maioria dos caminhoneiros são gentis e colaboram com a ultrapassem, enquanto outros parece que pensam “se eu não posso ele também não vai”. Ledo engano, se os veículos de espalhassem mais nas rodovias, melhor para todos. “CATEGORIA DE HERÓIS” vocês!!

  20. Gostei das orientações!
    MAS não gostei de 2 coisas. Primeiro, dizer que não ensinam nos CFC’s. No meu, eu ensino e muito bem!!
    Segundo, NÃO EXISTE ESSE NEGÓCIO DE SETA DE CAMINHÃO PRA ULTRAPASSAGEM!!
    Não está no código, NÃO é uma regra de circulação e conduta, portanto É PERIGOSO confiar nisso! Cada um pode interpretar de uma forma, e acabar se envolvendo em um acidente!! Pra ultrapassar existem regras e procedimentos seguros. Se seguir todos, vc não dependetá de ninguém pra ultrapassar com segurança!!
    O restante do que foi dito, é legal e válido!
    Abraço a todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados