Por que as montadoras não usam mais rodas raiadas?

NotíciasPor que as montadoras não usam mais rodas raiadas?

Há algumas décadas, os caminhões tinham características diferentes dos caminhões modernos que rodam hoje em dia. Uma delas, que foi lembrada pelo parceiro “Jão”, é em relação as rodas raiadas. Ele enviou sua dúvida pelo canal Trucão no Trecho, no Youtube.

Trucão, por que os caminhões como Scania e Volvo não usam rodas raiadas?

Parceiro, a resposta é simples: devido ao peso. Esse tipo de roda é mais pesada e por isso atualmente foram descartadas pelas montadoras. Essas mudanças aconteceram no Brasil a partir dos anos 90.

Confira: 5 modificações ilegais para caminhões

Na época, profissionais achavam que rodas raiadas apresentavam muitos problemas durante o uso e que a manutenção de rodas de disco era mais fácil e rápida.

Antigos profissionais do dia a dia do setor de transportes diziam que esse tipo de roda apresentava rupturas na junção do meio, o que dificultava a manutenção e representava uma preocupação a mais relação à segurança.

No entanto, era considerada uma solução interessante para o resfriamento dos conjuntos. Também suportavam grande peso.

 

Anos dourados

As rodas raiadas eram muito comuns nas estradas e também nas áreas urbanas brasileiras até o início da década de 90. Muitos ônibus rodoviários vinham com rodas raiadas, não só pela estética, mas porque esse tipo de roda era produzido facilmente.

rodas_raiadas_onibus_volvo
Volvo B58 da CMTC, de São Paulo, carroceria Caio Amélia | Imagem: Acervo SP Trans/Adamo Bazani

As rodas raiadas marcaram história nos modelos da Scania, principalmente até o final dos anos de 1980, com os K 112, e da Volvo, em especial, até o fim dos anos de 1980 também, com o B58.

Antes de deixarem de ser usadas, elas eram uma das soluções mais viáveis e econômicas para indústria brasileira até então. Porém, o modelo já havia sido abolido parcialmente na Europa a partir dos anos de 1970. Esse também foi um fator para que as montadoras parassem de fabricá-la por aqui. As informações são do Diário do Transporte.

Ouça o podcast: Dá para carregar com um caminhão antigo?

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h00 e as sextas-feiras na página de Pedro Trucão e na Web Estrada, também às 12h00.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados