A Mercedes-Benz está trazendo para o Brasil a linha Vito. Já tradicional na Europa, o veículo de 3.050kg de PBT chega para atender tanto o mercado de passageiros quanto o de carga e pode ser guiado por quem tem categoria B.
Modelos
Carga – Furgão Vito 111 CDI
O veículo tem capacidade de carga útil de 1.225kg e 6m3 de volume e será comercializado com ou sem ar condicionado. Sua motorização é que é um diferencial, já que o Vito furgão é movido a diesel. Sai de fábrica com motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 rpm. Segundo a montadora, este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.
Passageiros – Van Vito Tourer 119
São dois modelos para passageiros, ambos com motorização turbo flex, pacote de segurança e ar condicionado frontal e traseiro. A versão Comfort tem capacidade para oito passageiros mais o motorista. A versão Luxo transporta sete passageiros e mais o motorista, porém com nível maior de conforto, assentos em courino com inclinação individual, volante multifuncional, farol de neblina e rodas de liga leve. Os modelos são equipados com o motor M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm.
Conforto e segurança
A ideia do Vito é trazer um outro nível de conforto para seus usuários, principalmente no segmento de cargas, por isso a linha vem equipada com bancos ergonômicos, apoio para cabeça, direção elétrica, comandos ao alcance da mão do motorista, rádio com Bluetooth, entrada USB e diversos porta-trecos.
A segurança também é outra preocupação, por isso o Vito vem equipado de série com assistente de monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral, Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i® (que reúne ABS, ASR, BAS e EBV) e luzes de freio adaptativas na traseira que sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás. Além disso conta ainda com airbag para motorista e acompanhantes, cinto de segurança de 3 pontos, fixações ISOFIX para cadeiras de crianças, estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, estrutura monobloco que garante menor deformação do veículo em caso de acidente e célula de sobrevivência.
Testamos
A equipe do Pé na Estrada já testou, mesmo que de forma rápida, a versão furgão do Vito. Em um primeiro momento já se nota a diferença com os demais comerciais leves do mercado, inclusive da própria Mercedes. Enquanto os extrapesados hoje já são cheios de conforto, os comerciais leves costumam ser bem mais duros. Não é o caso do Vito. Dirigir a nova linha é como dirigir um carro da marca. Banco confortável, com espaço para ajuste, encosto de cabeça, direção elétrica, todas as funcionalidades ao alcance da mão e ainda fácil de manobrar. Para quem tiver a necessidade, pode facilmente ser um carro de trabalho durante a semana e de passeio no fim de semana. Mais informações sobre este e outros lançamentos, você verá nas próximas edições do Pé na Estrada.
Assista ao nosso teste clicando aqui.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] Mercedes-Benz apresenta Vito, a nova linha de comerciais leves […]