Em dezembro do ano passado o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes lançou o DNIT Móvel, um aplicativo que o usuário das rodovias federais pode usar para comunicar problemas na via.
De dezembro pra cá 55 mil pessoas baixaram o aplicativo e fizeram 8.389 ocorrências. Dessas, 4.381 eram sobre buracos na pista, problema que todo brasileiro conhece bem.
Segundo o próprio Departamento, esse é um canal eficaz de comunicação do órgão com a sociedade, que atua quase como fiscal. As ocorrências podem ser feitas de forma anônima ou, caso queira uma resposta, mediante cadastro.
Veja os problemas mais comuns relatados pelos usuários:
Ocorrência Total
Buracos 4381
Sinalização 767
Animais na pista 742
Capim Alto 646
Acidente 494
Defeito em ponte 386
Trecho interditado 375
Obra paralisada 331
Queda de barreira 267
O aplicativo está disponível tanto no Google Play quanto na App Store.
Por Paula Toco
Veja Também:
Denunciar jornadas excessivas dá resultados?
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] Usuários denunciam condições ruins de estradas através de aplicativo do DNIT […]
Pelo visto,não resolve nada!!! A Regis entre Curitiba/São Paulo,está como era a 20 anos atrás!!! Só que agora, a gente paga mais o pedágio, pra trafegar em rodovia cheia de buracos,defeitos, e remendos mal feitos!!! E a serra do cafezal??? Quase desmonta o caminhão!!!