O guard-rail protege ou piora a vida do motorista em uma batida? A função dele é aumentar a segurança, evitando que o veículo saia da pista e caia de grandes alturas, invada o outro sentido ou ainda entre em casas ou outras construções às margens da via. Mas o guard-rail tenta estancar todo o movimento do veículo acidentado, e muitas vezes o carro, caminhão ou ônibus volta pra pista com o impacto e fica lá parado. Aí vem outro veículo, não consegue frear e bate nele. Para evitar essa situação é que foi criado o sistema de guard-rail rolante.
Barreiras rolantes
O guard-rail rolante possui estruturas independentes que rolam. Ao invés de parar totalmente o veículo e jogá-lo de volta para a pista, ele absorve parte do impacto e, com suas estruturas superiores e inferiores, corrige a rota do veículo, empurrando-o para frente e na direção correta da via. Isso permite que o motorista ainda possa usar o volante e ter relativo controle do carro.
O tambor é feito de EVA, aquele material leve e flexível. Ele também possui faixas reflexivas para melhorar a visibilidade. Outra vantagem é o menor custo de manutenção, já que os tambores são independentes e podem ser trocadas só as unidades danificadas.
O guard-rail rolante foi desenhado para absorver o impacto e corrigir as rotas de veículos de pequeno e grande porte e promete diminuir as fatalidades nesse tipo de acidente.
Duas empresas possuem a solução, que não é nova. A australiana KSI, por exemplo, é de 2012. A coreana ETI produziu alguns testes que você pode ver nos vídeos abaixo.
Aplicação no Brasil
Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2016, o maior problema das vias asfaltadas brasileiras é sua geometria, o que inclui a presença de curvas perigosas. Segundo o estudo, apenas 10,9% dessas curvas são indicadas com placas legíveis e defensas completas. Somente 23% delas tem sistemas como guard-rail. Em todo o restante o motorista que escapar da curva vai direto pro barranco, pra outra pista ou qualquer outra situação de risco. Sendo assim, o sistema rolante poderia ser aplicado em nossas rodovias, que matam tantos brasileiros todos os anos, mas por enquanto, não temos nenhuma perspectiva de que isso aconteça.
E você, o que acha da ideia? Seria importante para nossas rodovias? Parece melhor que os guard-rails comuns?
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Esse sistema de segurança nos guard-rail das estradas é realmente muito bom, aliás tudo que vier para melhorar a segurança é bem vindo. Agora, aqui no Brasil seria MUITO IMPORTANTE o governo ou as concessionárias das rodovias fazerem EM PRIMEIRO LUGAR a chamada “tapa buracos” pois onde não há nem asfalto porque colocar proteção nos guard-rail?