terça-feira, dezembro 10, 2024

Empresas desenvolvem guard-rail rolante que traz mais segurança

RodoviasEmpresas desenvolvem guard-rail rolante que traz mais segurança

O guard-rail protege ou piora a vida do motorista em uma batida? A função dele é aumentar a segurança, evitando que o veículo saia da pista e caia de grandes alturas, invada o outro sentido ou ainda entre em casas ou outras construções às margens da via. Mas o guard-rail tenta estancar todo o movimento do veículo acidentado, e muitas vezes o carro, caminhão ou ônibus volta pra pista com o impacto e fica lá parado. Aí vem outro veículo, não consegue frear e bate nele. Para evitar essa situação é que foi criado o sistema de guard-rail rolante.

O guard-rail rolante tem o objetivo de colocar o veículo de volta no sentido certo da pista
O guard-rail rolante tem o objetivo de colocar o veículo de volta no sentido certo da pista

 

Barreiras rolantes

 

O guard-rail rolante possui estruturas independentes que rolam. Ao invés de parar totalmente o veículo e jogá-lo de volta para a pista, ele absorve parte do impacto e, com suas estruturas superiores e inferiores, corrige a rota do veículo, empurrando-o para frente e na direção correta da via. Isso permite que o motorista ainda possa usar o volante e ter relativo controle do carro.

O tambor é feito de EVA, aquele material leve e flexível. Ele também possui faixas reflexivas para melhorar a visibilidade. Outra vantagem é o menor custo de manutenção, já que os tambores são independentes e podem ser trocadas só as unidades danificadas.

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Curvas perigosas são as mais indicadas para o guard-rail rolante
Curvas perigosas são as mais indicadas para o guard-rail rolante

 

O guard-rail rolante foi desenhado para absorver o impacto e corrigir as rotas de veículos de pequeno e grande porte e promete diminuir as fatalidades nesse tipo de acidente. 

Duas empresas possuem a solução, que não é nova. A australiana KSI, por exemplo, é de 2012. A coreana ETI produziu alguns testes que você pode ver nos vídeos abaixo.

 

 

 

Aplicação no Brasil

 

Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2016, o maior problema das vias asfaltadas brasileiras é sua geometria, o que inclui a presença de curvas perigosas. Segundo o estudo, apenas 10,9% dessas curvas são indicadas com placas legíveis e defensas completas. Somente 23% delas tem sistemas como guard-rail. Em todo o restante o motorista que escapar da curva vai direto pro barranco, pra outra pista ou qualquer outra situação de risco. Sendo assim, o sistema rolante poderia ser aplicado em nossas rodovias, que matam tantos brasileiros todos os anos, mas por enquanto, não temos nenhuma perspectiva de que isso aconteça.

 

A maior parte das curvas perigosas brasileiras não possuem dispositivos de segurança
A maior parte das curvas perigosas no Brasil não possuem dispositivos de segurança

E você, o que acha da ideia? Seria importante para nossas rodovias? Parece melhor que os guard-rails comuns?

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse sistema de segurança nos guard-rail das estradas é realmente muito bom, aliás tudo que vier para melhorar a segurança é bem vindo. Agora, aqui no Brasil seria MUITO IMPORTANTE o governo ou as concessionárias das rodovias fazerem EM PRIMEIRO LUGAR a chamada “tapa buracos” pois onde não há nem asfalto porque colocar proteção nos guard-rail?

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