A greve de caminhoneiros prometida para o dia de hoje, 30/03, não aconteceu, mas nem por isso o dia passou em branco. Diversos trechos nas estradas do Brasil receberam aglomerações e passeatas de motoristas insatisfeitos principalmente com a subida do diesel e queda do frete.
Greve geral
A possibilidade de uma greve geral, como a que aconteceu em maio de 2018, era pequena, já que desta vez não havia um apoio maciço da categoria e nem de sindicatos. Os principais líderes do movimento do ano passado já tinham se posicionado contra uma nova paralisação neste momento. Ainda assim, o governo ficou em alerta e tentou conversar diretamente com a classe, relembrando conquistas da última mobilização e prometendo aumento da fiscalização do piso mínimo (veja aqui as medidas anunciadas), dentre outras ações.
Carreatas pontuais
Mesmo que a paralisação não tenha tomado as mesmas proporções, alguns focos de protestos foram vistos ao longo do sábado.
Jacareí
Um dos pontos mais importantes da última greve, Jacareí registrou carreata de caminhoneiros pela manhã. O protesto foi pacífico e o sindicato local já havia pedido autorização da PRF para realizá-lo. A passeata começou no km 158 às 11h30 e terminou no km 144 às 12h.
Curitiba
Na Linha Verde, em Curitiba, também houve carreata. Caminhões ocuparam a faixa da direita em marcha lenta enquanto o trânsito fluía normalmente pela faixa da esquerda. Os manifestantes ali buscavam, além do cumprimento da tabela de frete, o cancelamento das multas acima de R$ 5mil da ANTT e cancelamento de pontuação na CNH. O mote no local era “Não queremos paralisação. Queremos solução.”
A carreata contou com apoio da PRF, começou às 11h50 e terminou por volta das 13h. O caminhoneiro Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco e líder local, afirmou portal Banda B que este era um aviso ao governo, caso as reivindicações não sejam atendidas, haverá greve no dia 21/05, data que marca um ano da greve geral de 2018.
Informações de outros pontos de mobilização também se espalharam, mas nossa equipe não conseguiu dados confiáveis das demais localidades.
Informações e vídeos falsos
Como esperado, diversos vídeos e informações falsas correram o Whatsapp e Facebook hoje. Uma das táticas mais comuns é a publicação de vídeos antigos como se fossem atuais. Para não cair nesse tipo de notícia, preste atenção se o vídeo fala a data em que foi gravado e se o áudio bate com as imagens.
Outra tática é se aproveitar de acidentes e informar como se fossem paralisações. No município de Miracatu/SP passa a Rod. Régis Bittencourt, uma das mais importantes do País. Ao longo do dia correu a informação de que a PRF estaria em confronto com caminhoneiros no local. Entretanto, a polícia confirmou que um caminhão de ração animal congelada tombou e a movimentação foi para evitar o saque da carga.
Próximos passos
A categoria deve seguir reivindicando o cumprimento do piso mínimo de frete. A ANTT deve fazer testes de fiscalização eletrônica em abril. O governo deve continuar atento ao movimento, já que não deseja uma paralisação na proporção de 2018. Você pode continuar acompanhando a evolução de todos esses temas aqui no Trucão com Pé na Estrada.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] o mês de março, diversos grupos de caminhoneiros autônomos falavam em uma nova greve geral. O principal líder desse movimento era o paranaense Wanderlei Alves, mais conhecido como Dedéco. […]
[…] para dia 30 de março, que não ocorreu como a greve de maio de 2018, mas que fez certo barulho. Motoristas fizeram passeatas em diferentes trechos de rodovias pelo Brasil, contra a subida do diesel e queda do […]