A Ford anunciou a chegada da nova Ranger 2020 no mercado, que será lançada em agosto e traz recursos inéditos no segmento de picapes. Um deles é o assistente autônomo de frenagem, visto até agora apenas em SUVs de luxo, ônibus e caminhões.
Assistente de frenagem
O equipamento, oferecido na versão de topo Limited, auxilia o motorista a evitar colisões com outros veículos ou pedestres que cruzem acidentalmente a frente do veículo.
Ele conta com duas câmeras de alta resolução instaladas no para-brisa, uma voltada para o terreno e outra para o horizonte, e um radar embutido no para-choque dianteiro – um sensor do tamanho de um celular instalado abaixo da placa de licença.
O sistema da Ranger 2020 é capaz de operar em velocidades de 5 km/h até 80 km/h, com três níveis de atuação. Ao detectar uma potencial colisão com um veículo ou pedestre, ele pisca um ícone de alerta no painel e emite um sinal sonoro. Ao mesmo tempo, pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal. Se o motorista não realizar nenhuma ação ele aciona automaticamente os freios para evitar o impacto ou ajudar a reduzir os seus danos.
Além desta e outras tecnologias inéditas no segmento, a Ranger 2020 traz ainda 600 componentes redesenhados e também chega sem nenhum aumento de preço.
No segmento de pesados, a Volvo também possui um sistema de frenagem automática, que visa evitar colisões traseiras, apontadas como a causa número um de acidentes nas estradas. A Mercedes-Benz também possui tecnologia de segurança nessa linha, para ônibus, além da Wabco, montadora alemã, que possui inovações que aumentam a segurança e conforto do motorista.
Adaptado de Assessoria Ford