A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão que transportava 2.885 quilos de carne sem refrigeração no final da tarde de terça-feira, 9, em Mandaguari, região norte do Paraná.
O caminhão baú foi abordado na BR 376, em frente à unidade operacional da PRF. Geralmente este tipo de caminhão é usado para transportar mudança.
Leia também: É sancionada lei que aumenta punições para transporte pirata
Ao abrir o compartimento de carga, os policiais constataram que havia dentro dele carne sem refrigeração. Além da carne – bovina e de frango – haviam também caixas de ovos. O veículo não possuía câmara fria e o motorista não portava a nota fiscal dos produtos.
De acordo com o Guia TRC, o transporte de produtos alimentícios perecíveis depende de Autorização Especial conforme estabelecido por lei e possui recomendações específicas.
Aos agentes da PRF, o homem disse que pegou o frete em Paiçandu, e o levaria até Londrina. A distância entre as duas cidade é de 110 quilômetros.
A PRF encaminhou a ocorrência para a Vigilância Sanitária de Mandaguari e para a Receita Estadual, que efetuaram as respectivas autuações.
Em razão do transporte inadequado e do risco de contaminação, a carne sem refrigeração, com um valor estimado de aproximadamente R$ 30 mil, foi apreendida e descartada no aterro sanitário da cidade.
Leia também: Cargas ilícitas são apreendidas no Paraná; pena inclui CNH cassada
Adaptado de PRF