sexta-feira, novembro 22, 2024

Com vendas de pesados no azul, Anfavea mantém ‘confiança moderada’

MercadoCom vendas de pesados no azul, Anfavea mantém 'confiança moderada'

Os dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quarta-feira, 5, mostram que em agosto houve aumento no licenciamento de caminhões. Ao contrário do setor veículos leves, as vendas de pesados têm se mantido ao longo dos meses.

Leia também: Fábrica da Ford no ABC paulista é comprada por Grupo Caoa

vendas de pesados

 

Caminhões

comprar_um_caminhao

O setor de caminhões teve em agosto o melhor emplacamento desde 2014. Houve aumento de 26,5% nas vendas de pesados em relação a agosto de 2018.

Foram 9,4 mil unidades em agosto, contra 8,9 mil vendidas em julho deste ano, o que representa crescimento de 5,5%. No acumulado, o aumento é de 41,4%.

Já as exportações tiveram queda de 37,4% em relação ao ano passado. Em agosto foram 1,4 mil exportações de caminhões, contra 1,5 mil em julho deste ano, com queda de 10,4%. 

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, aponta que a crise na Argentina, um dos principais países que compram veículos do Brasil, refletiu negativamente no número de exportações dos últimos meses deste ano.

 

Máquinas agrícolas

vendas_de_caminhoes_continuam_aumentando

As máquinas agrícolas tiveram queda nas vendas de agosto, quando comparamos com o mesmo mês em 2018. Foram 4,2 mil unidades licenciadas neste mês, contra 5 mil em agosto do ano passado, uma diferença de 17,4%.

Em relação ao mês passado, as vendas foram 6% mais altas. No acumulado, foram mais baixas, com 5,8% de queda registrada pela Anfavea.

A exportação de máquinas agrícolas também foi afetada pela crise na Argentina, porém em menor escala. Houve queda de 0,1% nas exportações de agosto em comparação com o mesmo período em 2018 e 16,3% de queda em relação ao mês passado.

No acumulado houve crescimento de 1,1%. Nos primeiros 7 meses de 2018, foram 8,6 mil unidades exportadas, contra 8,7 mil no mesmo período deste ano.

 

Ônibus

Foram 2 mil unidades vendidas em agosto, o que representa aumento de 29,5% em relação à agosto de 2018. Já em relação a julho, o crescimento foi de 12,1%.

No acumulado também houve aumento. Foram 13,4 mil unidades vendidas nestes primeiros 7 meses, contra 8,9 mil registradas nos primeiros 7 meses de 2018, uma diferença de 49,8%.

A crise na Argentina também refletiu no mercado de exportações de ônibus e o mês de agosto, com 446 unidades exportadas, teve queda de 20,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em relação a julho, a queda é de 12,9% e no acumulado é de 18,1%.

 

Previsões

O presidente da Anfavea fala sobre as previsões da associação para o mercado de veículos geral com “confiança moderada”. Os 11,4% de crescimento no mercado – que inclui veículos leves e pesados – foram mantidos.

previsoes anfavea 2019

Para Moraes, vários fatores combinados irão definir o crescimento do mercado de veículos, principalmente na venda de pesados: condições do varejo, capacidade de consumo das famílias, infraestrutura e o agronegócio, visto que o setor de caminhões tem uma certa dependência no agro.

Os lançamentos da indústria automotiva, reservados para o segundo semestre do ano, também são considerados indicadores de que as vendas podem crescer, segundo o presidente.

 

Para conferir a carta da Anfavea na íntegra, clique aqui.

 

Por Pietra Alcântara

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados