O ano começou e é hora de começar a pensar em pagar o IPVA ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Você motorista, já começou a pensar nisso?
Leia também: Motoristas com IPVA atrasado têm CNH cancelada – mito ou verdade?
Por ser um imposto estadual, ele pode variar entre os estados. Para carros, a alíquota mais baixa é a de Alagoas, que pode ser de apenas 1% do valor venal do veículo. As mais altas estão na região sudeste, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde veículos a gasolina pagam 4% de imposto.
No caso dos veículos pesado, a alíquota é mais baixa. Em todo o Brasil, a taxa varia de 1 a 1,5% do valor venal, que é calculado pela tabela FIPE. Vale lembrar que no geral, o valor venal caiu em 2020, então, o imposto deve ficar mais barato para todos os tipos de veículo.
Tem gente que prefere deixar o pagamento para depois. Mas será que isso é o melhor para o seu bolso em termos de economia? Para responder essa pergunta, listamos 3 motivos para você caminhoneiro pagar o IPVA a vista.
1. Desconto no pagamento
Quem paga a vista dentro do prazo tem desconto de 3%. Parece pouco, mas o desconto é maior que a Selic, a taxa de juros oficial. Ou seja, ainda assim é vantajoso.
O pagamento com desconto acontece neste mês de janeiro e varia de acordo com a placa. Para caminhões, quem optar pelo parcelamento terá boletos em março, junho e setembro. Já os demais veículos precisar pagar suas parcelas em janeiro, fevereiro e março.
2. Multa por atraso
Não pagar o IPVA pode render em multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.
Após 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Ou seja, no fim das contas, atrasar o pagamento do imposto sai caro.
3. Mais multa e recolhimento do veículo
Além da multa por atraso, sem IPVA não é possível fazer licenciamento do veículo. Sem o licenciamento, o veículo pode tomar multa e ser recolhido, o que sai ainda mais caro para o motorista.
A Paula Toco falou sobre isso lá no canal Trucão e Toco. Confira no vídeo:
No fim das contas, pagar o IPVA dentro do prazo faz o motorista economizar e o livra de ter dores de cabeça no futuro. E você, já se programou para o pagamento do imposto?
Por Pietra Alcântara e Paula Toco