Caminhoneiros não podem fazer homeoffice, ou seja, não podem trabalhar de casa. O fato de precisarem continuar viajando e interagindo com diversas pessoas fez com que fossem incluídos nos grupos prioritários de vacinação. Entretanto, sem data para começarem a ser vacinados. Exceto os caminhoneiros que entregam oxigênio nos hospitais e unidades de saúde que atendem exclusivamente paciente com Covid-19. A cidade de São Paulo vai vacinar esses caminhoneiros ainda esta semana.
A informação é da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. A demanda veio da empresa Air Liquide Brasil, que entende que é necessário imunizar esses motoristas para que eles possam fazer seu trabalho com segurança. Apenas os motoristas e técnicos eu entram nas unidades de saúde paulistanas serão vacinados neste momento.
Não dê carona para o corona
Enquanto os demais profissionais do trecho, como motoristas de ônibus, frentistas e caminhoneiros de outras áreas, não são vacinados, é importante manter o distanciamento social, lavar sempre as mãos ou utilizar álcool em gel e sempre usar a máscara.
Caminhoneiros denunciaram durante toda a crise o desrespeito de algumas empresas, que não garantiam a higiene nos locais destinados aos caminhoneiros ou fechavam todas as suas dependências impedindo o profissional de acessar banheiros e refeitórios.
Relembre alguns casos:
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.