Desde a última terça-feira (14), já estão disponíveis na Carteira Digital de Trânsito as novas regras do CTB. A atualização das normas de trânsito é uma das várias funcionalidades existentes no aplicativo, visando facilitar a vida dos condutores.
A nova funcionalidade
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a adição das novas regras do CTB ao aplicativo tem como intuito reduzir burocracias e simplificar processos. Além disso, as regras incluídas foram sancionadas em outubro de 2020 pelo presidente da República e passaram a vigorar em abril deste ano.
Segundo o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, inovações como essa fazem parte da transformação digital que o Ministério vem promovendo:
“Acrescentamos à CDT o novo CTB revisado, que é uma das legislações mais rigorosas do mundo, trazendo então a modernização, a simplificação dos procedimentos tanto para os órgãos de trânsito quanto para o cidadão, e incorporando a transformação digital”.
Outras funções da CNH digital
Lançada em 2017, a Carteira Digital de Trânsito reúne a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, conhecido como CRLV.
Em outras palavras, o aplicativo armazena todos os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, disponibilizando informações sobre o vencimento da CNH, infrações cometidas e a quitação de multas emitidas.
Além disso, outras funcionalidades disponíveis na CNH digital são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas. Para motoristas profissionais, o documento também traz a validade do exame toxicológico.
Nesse sentido, aqui no Pé na Estrada, já falamos sobre a Carteira Digital de Trânsito, sua funcionalidade e os cuidados que os condutores devem ter no momento de baixar o aplicativo em seu celular. Clique aqui no link para mais informações sobre a CNH digital.
Veja Também: Tire suas dúvidas sobre o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV
Por Daniel Santana com informações do Ministério da Infraestrutura