Com novidades em seu design, a Renault apresenta a Nova Master 2023. A ideia da montadora francesa té atender a qualquer tipo de necessidade. Nesse sentido, a Nova Master chega ao mercado em quatro opções: Furgão, Chassis, Vitré e Minibus. Além de contar com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo.
Versões disponíveis
- Furgão
O modelo Furgão, vem com três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm e 4.332 mm. Vem também com duas opções de altura de teto com capacidade de carga de até 1.522 kg. Além disso, o veículo conta com a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). Assim, permitindo uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).
- Vitré
Já a versão Vitré traz como diferencial os vidros laterais na parte traseira, possibilitando customizações para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura.
- Chassis
Em relação a versão Chassis, será possível aplicar diferentes implementos à Master. Soma-se a isso o fato da versão não necessitar de habilitação profissional para condução e não possuir limitações de rodagem em perímetro urbano. Além disso, o modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 M3.
- Minibus
Por fim, vem a versão Minibus da Master, que conta 16 lugares, focando no conforto dos passageiros. O modelo também conta com um porta-malas de 1.000 litros (sem redução do número de ocupantes), bancos reclináveis em até 29º e iluminação individual.
Motor e Transmissão
Uma novidade é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm, o que representa 16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano.
Ainda segundo a Renault, o motor da Master recebeu algumas modificações para chegar ao resultado esperado pela marca. Primeiramente recebeu um novo sistema de injeção de alta pressão de 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior). Além disso, conta com novo cabeçote, buscando melhor enchimento dos cilindros, além de otimizações no sistema de resfriamento do EGR, para aumentar a capacidade de resfriamento.
A transmissão da Master é manual de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca. De acordo com a montadora, o escalonamento de marchas traz a sexta marcha do tipo “overdrive”, mais longa, buscando garantir maior conforto na estrada e melhor consumo.
Combustível
Logo, a evolução da motorização esperada pela Renault visa uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com a marca de 10,4 km/l no ciclo urbano. O intuito é permitir uma economia de, aproximadamente, R$ 6.000 de combustível por ano, considerando um cliente que roda 50.000 quilômetros em 12 meses. Além disso, a nova motorização incorpora o uso de Arla, para o tratamento de gases nocivos, buscando reduzir as emissões e atendendo à legislação LEV7.
Segurança
A nova Master vem equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e outras tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência e perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.
Além dessa tecnologia, a nova Master passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que segura o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, que não deixa o veículo voltar. Essa condição é alcançada mesmo em carga máxima. O Sistema Anti-Capotamento (RMI) é outra novidade do veiculo, que busca detectar condições de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
Design
A montadora também mudou o design da Master, com a adoção de uma nova grade frontal com design vertical. Dessa forma, os novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL), trazem a assinatura C-Shape característica dos modelos Renault. Além disso, o novo para-choque dianteiro envolve bem a parte frontal do utilitário, contribuindo para essa percepção.
No restante do design, o Master mantém soluções já conhecidas do modelo, como as lanternas com formato vertical, placa posicionada ao lado esquerdo em posição elevada e visível e amplas janelas de formato assimétrico.
O interior, segundo a Renault, recebeu mudanças visando conforto dos ocupantes. O volante é novo e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio traz acabamento em preto brilhante.
Já o quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5” de TFT para abrigar as funções do computador de bordo do modelo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. No centro do painel é possível equipar a nova Master com uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.
A cabine do veículo conta com ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos do banco do motorista. O para-brisas permite uma amplitude angular de 185,9 graus.
Por fim, o vão livre da porta lateral da nova Master tem 1,27 m, apresentando melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com maior facilidade.
Manutenção
Fabricada nacionalmente, a Master promete menor custo de manutenção, trazendo componentes como por exemplo:
- Sistema OCS (Oil Control System) que detecta o uso severo do veículo (velocidades abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo) indicando a necessidade de antecipação da revisão;
- Sistema GSI (Gear Shift Indicator) que indica o momento ideal de troca de marchas, podendo reduzir em até 5% o consumo de combustível, aumentando a durabilidade do conjunto mecânico.
Além disso, a Renault ainda disponibiliza aos seus clientes o “Renault Pro+”, que oferece tratamento especializado, focando nos comerciais leves da marca. Nesse sentido, o programa é formado por uma rede de 48 concessionárias em 19 estados, além do Distrito Federal, dedicada exclusivamente à exposição e à manutenção de veículos utilitários.
Preços
A Nova Master está disponível nas seguintes versões:
-
Chassi Cabine: R$ 187.600
Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.
-
Furgão (L1 H1): R$ 207.900, Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000 e Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000
Principais equipamentos: Todos da versão Chassi Cabine, mais ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.
-
Vitré: R$ 225.600
Principais equipamentos: todos da versão Furgão, mais ar-condicionado com saídas traseiras.
-
Minibus Executive: R$ 281.300
Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais.
Opcionais:
- (Apenas para a versão Chassi Cabine) Pack Confort : ar-condicionado;
- Pack Luxo: multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina;
- Pack Luxo Chassi: ar-condicionado, multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.
Por fim, vale destacar que o modelo está disponível nas cores: Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier. O veiculo ainda possui um ano de garantia sem limite de quilometragem.
Veja Também: Renault leva telemetria para comerciais leves
Por Daniel Santana com informações da Renault