Publicamos no site diversas matérias mostrando empresas que estão produzindo caminhões sustentáveis. Alguns deles movidos à eletricidade com uso de bateria carregável como já divulgados pela Volvo, a Hino e Traton ou por meio do uso do hidrogênio lançado pela Mercedes-Benz em 2020. Já mostramos até projetos de rodovias eletrificadas. Em fevereiro deste ano, a MAN Truck & Bus, empresa alemã, apresentou um protótipo de caminhão elétrico na cidade de Nuremberg.
A companhia, que possui sua sede comercial de veículos manufaturados em Munique, anunciou que pretende começar a produção dos caminhões e veículos extrapesados com zero emissão no início de 2024. Com o lema “O futuro começa agora- Nós pavimentamos o caminho para a zero-emissão”, a MAN dá um passo em direção ao projeto de caminhões movidos a hidrogênio e a bateria com carregamento, que segundo a companhia está adiantada para quase um ano antes do planejado.
A empresa assumiu como principal linha de produção do plano e-mobilidade a construção de 200 e-trucks ou caminhões eletrônicos. Isso porque investe no desenvolvimento de acionamento por bateria elétrica que alimentam esses veículos.
O veículo que foi apresentado em Nuremberg, como falado no início da matéria, já cobre a maioria das aplicações no setor de transporte. O CEO da MAN, Alexander Vlaskamp citou alguns avanços futuros com a chegada dos caminhões elétricos, dentre eles:
- Custo total do veículo com motor elétrico igual ao do movido à diesel para muitos países Europeus;
- Em alguns anos, uma autonomia de até 1000 quilômetros;
- Futuramente, baterias com tempo de carregamento menor que uma hora;
- Veículos adequados para transporte em massa e por longas distâncias.
Por que a MAN investiu no motores elétricos?
A MAN começou a investir em montagem dos pacotes de bateria em 2021 e faz as testagens no Núcleo Técnico e-Mobility em Nuremberg. Para a instituição, as baterias dos veículos são componentes centrais para a zero-emissão e o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento é crucial para a inovação na indústria do transporte.
O grupo TRATON, companhia internacional de veículos comerciais e empresa mãe da MAN Truck & Bus, também trará contribuições para o setor, pois participa de uma rede de alta performance de carregamento na Europa como parte de um empreendimento conjunto. Toda essa parceria na construção de caminhões sustentáveis.
Investimento em hidrogênio para desenvolvimento de caminhões sustentáveis
Caminhões com essa tecnologia utilizam esse gás por combustão ou por conversão da célula de hidrogênio para dar propulsão e movimento ao veículo. A grande vantagem é que o sistema não dispensa gases poluentes na atmosfera, diminuindo os efeitos danosos ao meio ambiente.
Para avançar nesse tema, o estado da Baviera financiará um projeto de pesquisa chamado Frota Bavária. O estado fará um repasse de mais de 8 milhões de euros, cerca de 44 milhões de reais, a fim de acelerar o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio.
Como parte do projeto, a MAN desenvolverá um caminhão com célula de combustível em parceria com a indústria BOSH, Faurencia e ZF. Os primeiros veículos deverão ser entregues para os cinco primeiros clientes BayWa, DB Schenker, GRESS Spedition, Rhenus Logistics e Spedition Dettendorfer no meio de 2024. Essas empresas testarão os veículos por um ano em operações da vida real.
Em 2019, já havíamos anunciado um financiamento de US$250 milhões, o equivalente a mais de 1.200 bilhão de reais, pela CNH Industrial do banco da Iveco à Nikola, empresa startup que pretendia lançar caminhões com essa tecnologia.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da MAN Truck and Bus.