Hoje, a Petrobras anunciou uma redução no valor da gasolina de R$ 4,06 para R$ 3,86 por litro, ou seja 20 centavos mais barata. Já o diesel segue no mesmo preço na refinaria e nem sinal de diminuição na bomba, mesmo após a Lei de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) dos estados, sancionada pelo governo federal recentemente.
A queda no preço da gasolina passa a valer amanhã (20 de julho) e ocorreu devido a estabilização e redução dos preços internacionais, segundo nota da Petrobras. O reajuste leva em consideração a mistura obrigatória de gasolina A (73%) e etanol anidro (27%) para composição do combustível comercializado nos postos.
Diesel nem sinal de redução na bomba
Quem trabalha há tempos no trecho afirma que nunca viu diesel mais caro que a gasolina “Perdi a conta de quantas vezes aumentou esse ano”, expressa Antônio Marcos Rodrigues, de São Paulo. O valor, segundo ele, também impacta a população, uma vez que tudo é repassado para o frete.
Ele é caminhoneiro de longa data, assim como Adeílson Pereira da Silva, de Pernambuco, que gasta cerca de 11 mil reais para encher o tanque, sem contar as demais despesas. O estradeiro, que vive em um dos estados com maiores preços do diesel, assistiu a 4 altas dos combustíveis esse ano pela Petrobras, que acarretou um acréscimo de cerca de 38% do valor do óleo. “O suficiente para doer no bolso”, completa.
De norte a sul é unânime entre os caminhoneiros que a lei do ICMS não fez o diesel baixar na bomba. “Etanol e gasolina deram uma baixada, mas infelizmente o diesel não”, declara Ademir Guerra, do Paraná. Dentre os caminhoneiros entrevistados, nenhum deles acha que os aumentos parem por aí.
“Eu acredito que vem mais, mas torço que venha pouco para não prejudicar, porque preço alto, frete ruim, a empresa vai ter que cortar gasto”, prevê Gilceu Mariano Borba, de Santa Catarina.
Por que o diesel não baixou na bomba?
Antes da pandemia, o valor do barril de petróleo era cerca de 70 dólares, dois anos depois, está acima de 100 dólares. Isso explica a alta de ambos os combustíveis. Entretanto, com a redução do ICMS, o valor da gasolina baixou na bomba, já o do diesel não.
A explicação para isso, segundo a Fecombustíveis, é que a lei fixou o teto do ICMS em 18%. No entanto, enquanto o ICMS que incidia sobre a gasolina era bem maior que isso na maioria dos estados, a alíquota sobre o diesel já era bem próxima aos 18% ou até abaixo desse valor. Exceto no Amapá, em que se encontrava em 25%, e no Amazonas, onde era 18,5%.
Conclusão, a queda do imposto só aconteceu para gasolina e nada mudou para o diesel. Com essa diminuição do valor da gasolina na Petrobras, a diferença de preço entre os dois fica ainda mais distante.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Petrobras e reprodução matéria do Pé Na Estrada.