Carreta da Saúde realiza atendimentos gratuitos a motoristas em Rio Verde/GO

Carreta da Saúde realiza atendimentos gratuitos a motoristas em Rio Verde/GO
Imagem: PNE

Vai passar por Rio Verde/GO? Aproveite par cuidar da saúde. A Mercedes-Benz, o SEST SENAT e a Rede Einstein se uniram com o projeto Carreta da Saúde e estão realizando uma série de atendimentos e exames oftalmológicos e de laboratório. Tudo isso de maneira gratuita a motoristas de ônibus e caminhões. A carreta agora está em Rio Verde (GO).

A ação em solo goiano teve início na segunda-feira (11) e vai até o mês de setembro. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. Apenas nas sextas, os atendimentos terminam mais cedo, às 17h.

Como funcionam os atendimentos?

Médicas atendendo caminhoneiro na unidade móvel de saúde
Imagem: PNE

A unidade móvel está estacionada na unidade do SEST SENAT de Rio Verde (GO). O Einstein, que faz a gestão operacional e assistencial do projeto, disponibiliza uma equipe de atendimento, que realiza diversos procedimentos como aferição de peso, altura, pressão sanguínea e temperatura corporal dos motoristas, eletrocardiogramas e exames laboratoriais.

Os atendimentos serão realizados por enfermeiros, técnicos de enfermagem, analistas de laboratório e, após a divulgação dos resultados, os motoristas serão encaminhados para uma sala, onde passarão por consulta virtual, com um clínico geral ou oftalmologista. A estimativa do corpo médico é a realização de 48 atendimentos por dia.

Vale destacar que os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e é preciso que o estradeiro apresente a CNH nas categorias C, D ou E. Além dos motoristas, a carreta também está atendendo à comunidade em geral, de acordo com a fila do SUS (Sistema Único de Saúde), para pacientes que precisam realizar tomografias sem uso de contraste.

Ao todo, serão realizadas 24 tomografias por dia durante os dois meses da campanha. Nesse caso, a indicação dos pacientes será feita pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de acelerar a fila de espera do SUS.

O veículo da Mercedes

Veículo da Mercedes utilizado na Carreta da Saúde
Imagem: PNE

Para se transformar em um centro de atendimento móvel, a carreta com 72 m² e 15 m de comprimento conta com dois consultórios para avaliação pelo médico clínico ou oftalmologista de forma remota, salas de triagem, coleta de exames, laboratório e tomografia computadorizada.

No ano passado, fomos até a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) e conhecemos a carreta da saúde. Confira mais no vídeo abaixo:

Horários de Funcionamento do Hospital Móvel:

  • Local: SEST SENAT – Rua Ana Maura Rocha, Vila Mariana, Rio Verde GO, CEP: 75906600.
  • Data: De 11/07/2022 á 11/09/2022.
  • Horário: Segunda à Quinta: das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h; na sexta-feira: das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
  • Documentos necessários: CNH nas categorias C, D ou E.

Veja Também: Saúde do caminhoneiro: Como fazer exercícios físicos na estrada?

 

Por Daniel Santana com informações do SEST SENAT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui