ANTT anuncia quarto reajuste do frete mínimo este ano

ANTT anuncia quarto reajuste do frete mínimo este ano
ANTT anuncia quarto reajuste do frete mínimo este ano

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) fez um novo reajuste na tabela do frete mínimo, a quarto este ano. O aumento médio decorrente deste reajuste variou de 0,87% para operações com veículo automotor de alto desempenho a 1,96% para veículos de carga lotação. Os novos valores estão na Resolução nº 5.985.

ANTT anuncia quarto reajuste do frete mínimo este ano
As oscilações do preço do óleo diesel na bomba disparam o gatilho do frete mínimo causando dois reajustes adicionais da tabela

Quarto reajuste da tabela do frete no ano

Conforme a Lei do Piso Mínimo do Frete, a tabela é atualizada duas vezes ao ano, sempre até 20 de janeiro e 20 de julho. Além disso, uma nova revisão dos valores é feita quando o preço do diesel na bomba varia mais de 10%. Com isso, a ANTT está em seu quarto da tabela só em 2022.

O primeiro reajuste anunciado pela ANTT ocorreu em 20 de janeiro deste ano (Resolução nº 5.949), conforme a Lei do Piso Mínimo. A oscilação no preço dos combustíveis acabou acionando o gatilho de 10% para correção da tabela, o que fez com que logo em março houvesse a segunda atualização nos valores pela ANTT. 

Com os crescente aumento nos preços do óleo diesel, quatro em seis meses, o governo criou em maio a MP (Medida Provisória) 1.117/22, que alterava o gatilho para o frete mínimo de 10% para 5%. Com isso, em junho, com preços do óleo diesel S10 chegando a quase R$ 8 o litro, o gatilho de 5% foi acionado, trazendo um novo reajuste na tabela, o terceiro do ano. 

O anunciado esta semana é o quarto, e já era esperado, pois está previsto pela Lei do Piso Mínimo do Frete, portanto até o dia 20 de julho. Contudo, pelo pequeno intervalo entre o último aumento e este, a revisão considerou a aplicação do IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo) sobre os valores do diesel S10 divulgados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) de 10 de julho a 16 de julho deste ano.

No site do Pé Na Estrada temos uma calculadora de frete, na qual você pode calcular o valor do frete que vai transportar antes de decidir pegar ou não uma carga (Clique aqui para usar).

Assita ao vídeo do Trucão e Toco e saiba como funciona a tabela do frete mínimo.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui