Há menos de duas semanas, a Câmara aprovou o auxílio, bolsa ou pix caminhoneiro, benefício que paga R$ 1000 aos caminhoneiros autônomos. Agora, o recurso tem nome definido: BEm-Caminhoneiro (Benefício Emergencial aos Transportadores de Carga) e a Previdência divulgou, nesta segunda (25 de julho), as datas de pagamento. O calendário de recebimento das 6 parcelas do pix caminhoneiro será:
- 9 de agosto
- 24 de setembro
- 22 de outubro
- 26 de novembro
- 17 de dezembro
Como ocorrerá o pagamento do BEm-Caminhoneiro?
De acordo com notícia no site do Ministério do Trabalho e da Previdência, em 9 de agosto, o caminhoneiro receberá duas parcelas, referentes a julho e agosto. Lembrando que têm direito os TAC (Transportadores Autônomos de Carga) com cadastro ativo e regularizado no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) até o dia 31 de maio.
Nesse primeiro momento, o caminhoneiro não precisará fazer nada. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) encaminhará os dados dos caminhoneiros com cadastro ativo, mensalmente. Só se sabe até o momento que o Dataprev será responsável por checar as informações dos dados da ANTT, mas ainda não existem informações de como será esse repasse aos motoristas. Atualmente são 878.308 TAC cadastrados, o suficiente para alcançar o teto de gasto de mais de 5 bilhões previsto com o BEm-Caminhoneiro.
Jacqueline Maria da Silva com informações do Ministério do Trabalho e Previdência.