No início do mês, o Ministério da Infraestrutura certificou 20 estabelecimentos como PPD (Pontos de Parada e Descanso) por meio da Portaria 1.516. Vale lembrar que os espaços utilizados passam por análise e precisam atender à condições sanitárias, de segurança e de conforto, conforme a legislação que os criou.
Dessa forma, o estado do Rio Grande do Sul ganha mais 10 PPDs, o Paraná mais 6 e Sergipe, Alagoas, Pará e Santa Catarina ganham mais um ponto de parada. De acordo com a portaria, os contratos terão vigência até 2026. Para saber quais são e onde ficam localizados esses PPDs, clique neste link.
Pontos de Parada e Descanso e áreas de descanso para caminhoneiros
Recentemente, o Pé Na Estrada apresentou em matérias especiais a importância dos Pontos de Parada e Descanso para os estradeiros, sobretudo os administrados pelas concessionárias, conhecidos como ADS (Área de Descanso para Caminhoneiros). Esses são previstos em contrato de concessão e são custeados pelo valor do pedágio.
Você pode acompanhar matérias sobre o tema como: a primeira ADS construída em Goiás e outro serviço que ficará pronto até o final do ano, e ajudará quem passa por Itatiba, interior de São Paulo (clique aqui para assistir). O repórter Jaime Alves também abordou o desafio no cumprimento da lei do descanso (assista aqui).
Por Jacqueline Maria da Silva com informações do MInfra.