Confira os principais lançamentos em Implementos da Fenatran 2022

As implementadoras rodoviárias também foram destaque na Fenatran 2022. Maior modernização nos equipamentos, produtos mais sustentáveis para o mercado brasileiro e novos planos de financiamentos foram os pontos altos das empresas na feira.

Librelato

Novidades na Linha Evolut
Tanque 4 Eixos da Librelato. Imagem: PNE

Novidades na Linha Evolut

  • Carga Seca Multiuso com 4 eixos

O Carga Seca Multiuso apresentado na Fenatran é um semirreboque 4 eixos, que vem equipado com engate para o transporte de contêiner. O implemento conta com nova caixa de carga e novo sistema de fueiros de fácil abertura e fechamento, realizado a partir do nível do solo, buscando maior facilidade operacional de modo que o motorista não precise subir na carroceria para retirar os pinos. Sua altura de tampa de 1.250mm permite também o transporte de grãos. A tecnologia foi desenvolvida pela Sthall exclusivamente para a Librelato.

Segundo a Librelato, a grande vantagem do modelo está na sua versatilidade, que o torna ideal para transporte de diferentes tipos de cargas, como bobinas, pallets, contêineres e até cargas a granel. Para o transporte de bobinas de aço, a nova geometria dos berços permite operação mais segura.

A linha completa está disponível também em outras configurações de semirreboque, bitrens 4 e 6 eixos e rodotrem.

  • Tanque 4 eixos

Já o semirreboque Tanque com 4 eixos em exposição na feira é equipado com suspensão pneumática em todos os eixos e sistema de freio EBS (Sistema Eletrônico de Frenagem). Nessa configuração, além da redução de tara do implemento, há mais estabilidade e segurança, requisitos essenciais para o transporte de cargas perigosas.

A configuração de 4 eixos, sendo o primeiro eixo autodirecional distanciado e os três últimos juntos em tandem, foi liberada para circulação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicar a Resolução nº 882, de 13 de dezembro de 2021, que altera os limites de pesos e dimensões. Com essa configuração de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) igual a 58,5 toneladas, o volume da caixa de carga do tanque permite transportar até 50 mil litros de gasolina. Para o etanol o volume é de 48 mil litros e para o diesel, 46 mil litros. O modelo carrega cinco mil litros a mais do que a versão de 3 eixos distanciados, a tradicional vanderleia.  

  • Furgão Lonado Multiuso

O Furgão Lonado Multiuso da Librelato será oferecido, entre outras versões, na configuração com 4 eixos, que permite transportar até 38.5 mil quilos de carga líquida, o que representa 4.5 mil quilos a mais em relação à versão de três eixos distanciados.   

Segundo a implementadora, o destaque do furgão é o exclusivo Sistema Amarra Fácil, que possibilita a amarração de qualquer tipo de carga, de bebidas em fardos a caixas ou demais cargas paletizadas. Esse sistema é formado por redes suspensas por cordas elásticas fixadas no teto do implemento. A solução possui dimensões ideais para cobrir a carga de um lado ao outro do implemento, considerando também a largura do pallet. Cada rede fixa dois pallets dispostos lado a lado, sem a necessidade de arremessar as cintas sobre a carga ou do operador subir no implemento. Toda a operação pode ser feita a partir do nível do solo. Por ser um sistema de redes flexíveis, tem também a vantagem de não danificar a carga.

  • Rodotrem Basculante

O novo basculante da série Evolut foi desenvolvido mantendo o conceito de design da Linha Premium, com adição de colunas estruturais. A implementadora afirma que com as mudanças, o modelo de implemento ficou mais leve e resistente, além de oferecer mais eficiência aerodinâmica. Quanto ao peso, a utilização de aços especiais permitiu uma redução de até 400 quilos em relação ao modelo anterior.

A versão vem preparada para o transporte dos mais variados tipos de materiais, até mesmo aqueles mais agressivos em relação à corrosão, como o sal, carvão e fertilizantes. A vida útil do implemento é prolongada e tem duração de até 10 anos em relação aos que passam somente por processo de pintura, devido ao acabamento galvanizado do chassi. Além disso, o equipamento tem como opcional a câmera de ré, visando facilitar o acoplamento do semirreboque dianteiro com o dolly. Esse opcional permite um ângulo de visão de 120° e visão noturna. As imagens podem ser acessadas através de aplicativo instalado no próprio celular do motorista. 

Outro diferencial oferecido é o sistema de enlonamento automatizado, pretendendo garantir maior segurança e agilidade durante a operação. Esse opcional está disponível para toda linha basculante, que conta também com a versão de acionamento manual.

  • Librelato Financial

A Librelato também lançou na Fenatran 2022 a Librelato Financial, serviço de financiamento de implementos rodoviários destinado a seus clientes. De acordo com a implementadora, o programa funcionará por meio de parceria com o Banco BBC Digital, terá abrangência nacional, taxas fixas e flexibilidade de negociação. O BBC Digital foi escolhido por se tratar de uma instituição financeira que já possui expertise no segmento de transportes.

Com a iniciativa, a Librelato espera não só obter o benefício de entregar maior velocidade na aprovação dos créditos e flexibilidade na negociação junto aos clientes, como também aumentar o volume de negócios e venda da companhia.

Após a negociação das condições, os próprios representantes da Librelato terão à disposição um canal direto para inserção de dados dos clientes. Em seguida, serão analisadas as condições de crédito dos compradores, assinados os contratos e, a partir daí, ocorre a liberação de recursos e finalmente a entrega do implemento.

Randon

Maior investimento em eletromobilidade na Randon
Randon Solar. Imagem: PNE

Maior investimento em eletromobilidade

  • Randon Solar

O Randon Solar integra Linha NEW R, lançada em julho deste ano e que direciona a companhia no desenvolvimento de soluções que atendam aos pilares de modularidade, eletromobilidade, sustentabilidade e inteligência embarcada. O equipamento em exposição na feira chamou atenção pelas placas fotovoltaicas em toda a composição do implemento, destinado a transporte de cargas frias, com potência instalada de até 15KW. De acordo com a empresa, as placas poderão colaborar no desempenho do implemento com a transferência de carga, gerada pelas placas, ao sistema de refrigeração do equipamento.

  • Linha Hybrid-R

A linha Hybrid-R de semirreboques equipados com a tecnologia e-Sys esteve disponível para comercialização no evento. O sistema de tração auxiliar elétrico, desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, atua como sistema de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para a necessidade de tração em subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, propiciando menor desgaste dos componentes e contribuindo para menor geração de resíduos e menor emissão de gases. 

  • Randon Smart

A companhia também exibiu o Randon Concept Trailer, rodotrem basculante munido de soluções NEW R, que busca otimizar a performance do equipamento e reduzir os custos de operação. O Randon Smart, novo serviço de inteligência embarcada desenvolvido para gestão de frotas, contempla inúmeros controles e ações para o rastreamento do semirreboque, visando maior economia e segurança na operação do produto. A plataforma reúne sistemas de telemetria e de sensoriamento que geram dados para controle, gerenciamento de frota e manutenção preventiva. 

  • Novidades em soluções e benefícios para clientes

Os serviços Financeiros e Digitais das Empresas Randon também chegaram à Fenatran com novidades. A Motorista PX, em parceria com o Banco Randon, ofertou condições especiais para empresas que contratarem os serviços da startup. O programa pretende conectar o caminhoneiro a transportadoras de cargas de forma facilitada.

Segundo a Randon, por meio do serviço, o contratante tem acesso à mão de obra “confiável”, já que a plataforma disponibiliza o cadastro de motoristas com documentações e referências. Para o caminhoneiro, a startup busca eliminar os custos de ter um caminhão próprio, pois utiliza a frota da empresa, trazendo mais segurança com o mapeamento de riscos.

Ampliando a gama de soluções financeiras, Banco Randon, Randon Seguros e Randon Consórcios também oferecem opções de crédito facilitado para a aquisição de produtos, renovação de frota e proteção de patrimônio.

Noma

Design Italiano na Geração Titanium da Noma
Furgão Frigorífico Geração Titanium. Imagem: PNE
  • Mudanças na Geração Titanium

O Rodotrem da Geração Titanium da Noma ganhou engate automático com 90% de articulação, contando com sistema de abertura pneumática, que pretende aumentar a durabilidade da conexão, tornando-se mais funcional e prático. Ao redor dos pneus, há novos detalhes como os conectores elétrico selados, o balancim em aço estrutural com pino de maior diâmetro, os parabarros com sistema anti-spray e as lonas de freio com a tecnologia exclusiva Carbon-fiber (fibra de carbono). De acordo com informações da Noma, o sistema busca ampliar a eficiência de frenagem, elevando, dependendo da operação, em até 40% a longevidade da lona na comparação com produtos existentes atualmente.

Outra inovação na linha é o sistema de paralamas de encaixe com um único parafuso lateral, que possibilita trocar apenas a metade da peça em caso de eventual quebra. O implemento também conta com um kit de segurança que traz suportes para cones, e para rótulos indicativos de cargas com risco potencial, além de caixa de extintor e calço de rodas. Já a caixa de mantimentos plástica oferece divisórias, gavetas, plano de apoio em alumínio e luz led, visando maior funcionalidade e conforto.

Em relação ao conjunto traseiro, houve mudanças em lanternas, carenagem e para-choques, com uma assinatura esportiva que já é presente em carros de luxo que circulam na Europa e em outros mercados. Na lanterna de marcha-a-ré foi proposto ampliar a área de alcance como item de segurança na operação, assim como as lanternas de posição lateral, que foram sincronizadas com a função indicadora de direção da lanterna traseira. O intuito das mudanças é diminuir o risco de acidentes durante mudanças bruscas de faixas ou manobras, aumentando a visualização das lanternas por parte dos outros condutores. 

Vale destacar que a mudança no design da linha foi realizado em parceria da Noma com as empresas italianas Italdesign (design) e a Lago Accessori (fabricante de componentes).

  • Furgão Frigorífico

A Noma também apresentou na Fenatran a nova linha de Furgão Frigorífico Geração Titanium, uma família de produtos com foco no transporte de cargas refrigeradas e congeladas.

Segundo a implementadora, as novas carretas foram tecnicamente projetadas para mitigar problemas como por exemplo, falhas no revestimento interno, isolamento, vedação e manutenção da temperatura interna.

Em parceria com empresas especializadas, foi estruturada no implemento uma caixa de carga com isolamento térmico reforçado, por meio de tecnologia de injeção de poliuretano que busca garantir o melhor isolamento térmico e a conservação do frio no interior da caixa de carga.

Outra inovação é o revestimento e o acabamento interno da caixa de carga que prometem, além de manter da temperatura e fornecer maior resistência, que o ambiente ficaria mais limpo, sem acúmulo de resíduos e livre de fungos e bactérias.

Outro destaque estudado no processo de desenvolvimento do produto foram os elementos de fixação da caixa de carga. Com número adequado de rebites, bem como cartolas de reforços, a linha de Furgão Frigorifico Geração Titanium se destaca também pela resistência e excelente acabamento superficial. 

Além das inovações para o atendimento das necessidades de transportes de alimentos, flores e outros produtos que necessitam de controle de temperatura, a nova Linha Furgão Frigorífico da Noma traz toda a tecnologia da recém lançada Geração Titanium da fabricante. Segundo a Noma, a estrutura do implemento é ainda mais resistente a desgastes, torções e vibrações, contando relevantes inovações tecnológicas como a Lona de Freio Carbon-Fiber (fibra de carbono), presente em toda Geração Titanium.

  • Basculante Alumínio

A nova linha de Basculantes em Alumínio Geração Titanium chega ao mercado com maior resistência a desgastes, torções e vibrações, segundo informações da Noma. Dessa forma, a carreta pretende apresentar a menor tara da categoria, assim proporcionando ao transportador um acréscimo de até duas toneladas e meia de carga líquida transportada. O foco desse implemento rodoviário é o transporte de grãos em geral, farelo e açúcar.

A Noma afirma que o uso do alumínio apresenta benefícios quanto à corrosão e higiene, eliminando riscos de contaminação do produto transportado. Além da tecnologia que garante melhorias significativas na caixa de carga e no chassi, o processo de pesquisa e desenvolvimento do produto levou em conta proporcionar também menos desgaste nos pneus. Além disso, com um implemento mais leve, a Noma também aposta em redução maior no consumo de combustível.

A Basculante Alumínio, assim como os outros implementos da Geração Titanium, já chega ao mercado com todas as inovações tecnológicas embarcadas pela Noma.

TruckVan

Rodotrem Graneleiro da TruckVan
Rodotrem Graneleiro da TruckVan. Imagem: PNE
  • Rodotrem Graneleiro 

Um dos grandes destaques do portfólio de produtos da TruckVan na Fenatran 2022 foi o Rodotrem Graneleiro. O implemento chega ao mercado com algumas inovações como o sistema de engate por Quinta Roda, que pretende garantir menor peso ao implemento, gerando ganho em estabilidade para facilitar as manobras do conjunto. O sistema possui ângulo de até 90° entre o primeiro semirreboque e o dolly.

A parte traseira conta com lanternas em Led, placa de “veículo longo” retrátil, para-choque fixo e suporte de placa. Além disso, o implemento também vem com uma caixa gancho com acabamento interno em fórmica, equipada com gavetas internas.

Já a caixa de carga possui assoalho em compensado naval com bocas de escoamento, as guardas têm estrutura metálica e revestimento em ACM e vêm equipadas com correntes internas anti-estufamento. Os arcos de enlonas são encaixados nos perfis superiores das guardas, deixando a parte interna dessas totalmente lisas.

  • Semirreboque Furgão Alumínio 

Já o Semirreboque Furgão Alumínio chega aos clientes com a nova suspensão Autolub, que segundo a TruckVan, não necessita de lubrificação, sendo mais resistente e de fácil manutenção.

O implemento também conta com nova traseira em led recuada, batentes em aço no quadro traseiro e borracha no chassi, escada fixa, para-choque articulado e suporte de placa. Além disso, o quadro traseiro do implemento é fabricado em aço estrutural reforçado e as portas traseiras vêm com acabamento externo em alumínio anodizado e acabamento interno em alumínio liso.

A caixa rancho chega com acabamento interno em fórmica, equipada com gavetas internas e os protetores laterais do implemento possuem estrutura metálica aparafusada ao chassi e barras em alumínio.

Facchini

Facchini trouxe à feira os principais produtos de seu portfólio
Facchini traz seu amplo portfólio a Fenatran. Imagem: PNE

A Facchini levou à feira os principais produtos de seu portfólio. Dentre a ampla lista, destacamos o Rodotrem Basculante, o Semirreboque Graneleiro e o Furgão Carga Seca.

  • O Rodotrem Basculante

O Rodotrem Basculante 35m³ + 35m³ da Facchini conta com Caixa de carga e chassis fabricados em aços especiais visando maior resistência, assim podendo gerar menor peso, e manutenção mais fácil. A Tampa traseira chega com travamento realizado por meio de duas travas automáticas e duas travas manuais, focando em maior segurança na operação. Já a  vedação ocorre através de borrachas encaixadas em perfil de aço inoxidável. Pensando em mais segurança, a implementadora também incluiu à caixa de carga um corrimão superior em peça única.

  • Semirreboque Graneleiro

Já o Semirreboque Graneleiro 3.500 4 Eixos vem com Tampas em Aluplast de 6 mm, composto de PEAD (polímero de alta densidade) com revestimento em chapas de alumínio pintadas. De acordo com a Facchini, o intuito é proporcionar maior resistência, durabilidade e redução de peso. Além disso, o implemento conta com o primeiro eixo auto direcional “tipo manga de eixo” com trava eletrônica, assim podendo obter maior ângulo de giro, reduzindo o arraste e o desgaste de pneus do caminhão.

  • Furgão Carga Seca

Por fim, o Furgão Carga Seca chega ao mercado com assoalho reforçado com perfis longitudinais e revestido com chapa de aço xadrez de 4,25mm, sendo apropriado para movimentação de empilhadeira. Também há mudanças no design do implemento, com o revestimento externo das laterais em chapa branca lisa de alumínio com opções em alumínio polido vincado, aço branco vincado ou aço branco liso. O revestimento interno é perfilado galvanizado em peças contínuas sem emendas.

Rossetti

Destaques da Rossetti na Fenatran
Principais implementos da Rossetti na Fenatran. Imagem: PNE
  • Destaques da implementadora na Fenatran

Já a Rossetti apresentou na Fenatran o Semirreboque Basculante 4 Eixos com 55m³, que de acordo com a implementadora é o produto com maior ângulo de basculamento do mercado brasileiro, fazendo a empresa ter grandes expectativas de vendas.

Também estava na feira a Caçamba Basculante da linha VR, nomeada em homenagem ao fundador da implementadora, o Sr. Vasco Rossetti. A caçamba tem capacidade de 10m³ e tem foco no transporte de areia e terra em empresas de terraplanagem.

O carro chefe da Rossetti é a já conhecida Caçamba Basculante Meia Cana com 22m³. A novidade no implemento é um novo aço TUF500 fabricado pela empresa sueca SSAB. Segundo a Rossetti, com o novo aço, a estrutura ganha mais resistência com menor peso.

Por Daniel Santana com informações da  Librelato, Randon, Noma, TruckVan e Rossetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados