O atraso na safra, provocada pela estiagem, e a queda do diesel puxaram o preço do frete para baixo em março de 2024, conforme o Índice de Frete Edenred Repom.
Já, o preço do diesel, item que compõe uma grande fatia do preço do frete, também segue em queda. Segundo a análise, o tipo comum fechou março a R$ 5,96 e o S-10 a R$ 6,07, ambos com redução de 1%, em relação a fevereiro.
Ainda, conforme a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o valor médio do diesel comum está em R$ 5,89, enquanto do S-10 em R$ 5,96.
O preço mais em conta encontrado pela agência foi de R$ 5,09 para o diesel comum e R$ 5,21 para o S-10. O preço mais alto foi de R$ 8,49 para o S-10.
Portanto, o índice do preço médio do frete se baseia em 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom.
Avalie a carga e o destino antes de aceitar um trabalho:
Independentemente da pesquisa, o Portal Pé na Estrada tem uma ferramenta de frete gratuita. Ela é atualizada com os principais parâmetros e índices econômicos.
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Saiba como é feito o cálculo do frete
O frete mínimo faz parte da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Essa política passou a fazer parte da legislação após a paralisação da categoria em 2018.
O valor mínimo é calculado levando em consideração fatores como: distância percorrida, tipos de carga, custos operacionais do transporte, entre outros.
O objetivo do frete mínimo é garantir uma remuneração justa aos caminhoneiros, evitando práticas de dumping (concorrência desleal) no mercado de transporte rodoviário de carga.
Assista ao vídeo do Trucão e Toco e saiba como funciona a tabela do frete mínimo
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.