A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que isenta o Transportador Autônomo de Cargas (TAC) do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de pneus novos para o próprio caminhão com até três carretas.
Comissão isenta IPI de pneus novos para caminhoneiros
Segundo o texto, a isenção só poderá ser utilizada uma vez por ano para cada uma das composições veiculares (caminhão ou carretas). O beneficiário deverá ser pessoa física inscrita no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) como TAC.
Veja mais: Ranking dos caminhões mais vendidos
“O preço de um pneu novo para caminhão, no mercado, varia de R$ 2 mil a R$ 4 mil e a alíquota do IPI sobre pneus novos é, atualmente, de 1,3%. Essa economia, se aplicada a um veículo de carga com cavalo mecânico e semirreboque, tendo vinte e dois pneus, ficaria em torno de R$ 730, importância bem relevante para um autônomo”, argumenta o relator, deputado Zé Trovão (PL-SC).
Agora, a proposta será ainda analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Como estão as vendas de pneus?
As vendas totais de pneus registraram queda de 10,2% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com os quatro primeiros meses de 2023, saindo de 18,40 milhões para 16,52 milhões de unidades vendidas no período.
Vendas de pneus para caminhões se mantém estáveis em 2024
O único desempenho positivo no quadrimestre foi dos pneus para veículos de carga, registrando leve alta de 1,3% no comparativo com o período homólogo, saindo de 2,18 milhões de unidades vendidas para 2,21 milhões.
Veja também: Sensor de pressão dos pneus passa a ser obrigatório em caminhões
As comercializações para montadoras cresceram 15,7%, saltando de 528 mil para 611 mil. Já o mercado de reposição recuou 3,3%, sendo 1,65 milhão em 2023 ante 1,60 milhão de janeiro a abril deste ano.
Por Rodrigo Samy, com informações da ANIP e da Câmara dos Deputados
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.