terça-feira, dezembro 3, 2024

Sensor de pressão dos pneus passa a ser obrigatório em caminhões

LegislaçãoSensor de pressão dos pneus passa a ser obrigatório em caminhões

O novo regulamento de segurança da União Europeia passará exigir, a partir de julho de 2024, o sistema de TPMS em todos os pneus de caminhões, ônibus e implementos.

O TPMS (Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus) consiste em monitorar continuamente a pressão dos pneus.

Como funciona o sistema de TPMS dos pneus?

O modelo mais comum de TPMS usa sensores de pressão montados dentro dos pneus. Caso ocorra alguma anormalidade, pressão alta ou baixa de mais, o motorista recebe alerta no painel.

A pressão alta, por exemplo, reduz o controle do veículo e do implemento, além de deixar os pneus mais propensos a estouros. Já os pneus murchos, aumentam o consumo de combustível, interferem na estabilidade do veículo e desgastam mais a lateral.

Veja mais: O extintor de incêndio ainda é obrigatório no caminhão?

Além do TPMS, a legislação europeia também obrigará o reconhecimento de pontos cegos e alerta para evitar colisões com pedestres ou ciclistas.

Quando passa a valer a obrigatoriedade do TPMS?

A nova legislação entrará em vigor em toda a Europa a partir de 7 de julho. O trecho mais significativo da nova legislação diz que todo o motorista deve ser alertado sobre pressão dos pneus superior ou inferior a 20% da capacidade máxima do composto.

Vale dizer que o sistema já é oferecido, opcionalmente, para frotistas no Brasil, apesar de o sistema não ser obrigatório por aqui. Na Europa um modelo semelhante ao nosso também é usado. 

Sensor de checagem visual da Continental Pneus

Mas vale lembrar que, embora o TPMS seja útil, ainda é importante verificar a calibragem dos pneus uma vez por mês para evitar sua troca prematura. 

Veja também: Daimler apresenta caminhão elétrico e autônomo 

Saiba mais: Vendas de pneus têm leve alta no primeiro tri de 2024

Por Rodrigo Samy 

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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