quinta-feira, novembro 21, 2024

Volume de tráfego e acidentes diminuem após inauguração do Contorno Viário de Florianópolis na BR-101/SC

NotíciasVolume de tráfego e acidentes diminuem após inauguração do Contorno Viário de...

Treze dias após o início das operações do Contorno Viário de Florianópolis, a concessionária Arteris Litoral Sul já registrou redução do fluxo de veículos e uma diminuição de 13% no número de acidentes no tronco principal da BR-101/SC em comparação ao período anterior à inauguração. 

A análise foi realizada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária, entre os dias 10 e 22 de agosto. Foram coletados dados das praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, em ambos os sentidos. Além dos controladores de tráfego do km 190,800 Sul e km 191,480 Norte.

Mais de 8 mil veículos por dia trafegaram pelo Contorno no período analisado

Pelo monitoramento das câmeras, já é visível a melhora no trânsito na via principal da BR-101/SC pelo desvio de parte do tráfego para o Contorno. “Em breve, serão instalados outros dispositivos que medirão com ainda mais exatidão o tráfego e comprovarão  os benefícios do  Contorno à população catarinense”, explica Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul.

No período analisado, passaram pelo Contorno aproximadamente 55.178 veículos no sentido Sul (ou 14,5% do tráfego total do pedágio de Porto Belo). Já no sentido Norte, 50.746 veículos (13,4% do pedágio de Palhoça). Com isso, concluiu-se que há uma média diária de tráfego de 4.244 veículos no sentido Sul e 3.904 no sentido Norte, totalizando 8.148 veículos em ambos os sentidos.

ANTT vê significativa redução de acidentes 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem monitorado os progressos no trânsito da concessão. 

“Estamos satisfeitos com os resultados iniciais do Contorno Viário de Florianópolis, que já mostram uma significativa redução de acidentes na BR-101/SC e melhora na fluidez do trânsito. O novo corredor expresso já está cumprindo seu papel de aliviar o trânsito e melhorar a segurança. Esperamos mais melhorias à medida que os motoristas se adaptarem ao novo trajeto. Continuaremos a trabalhar para atender às necessidades da população catarinense”, afirma Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.

Volume de tráfego e acidentes diminuem após inauguração do Contorno Viário de Florianópolis na BR-101/SC
Contorno Viário de Florianópolis reduz tráfego e acidentes

Falta de atualização do sistema de rota pode estar impedindo caminhoneiros de utilizar o Contorno

Mesmo com as facilidades do Contorno, a Arteris Litoral Sul ainda identificou que muitos veículos continuam a utilizar a BR-101/SC para o tráfego de longa distância. Nas duas praças em questão, houve registro de tráfego acumulado aproximado de 18 mil veículos no sentido Norte. Já no sentido Sul foram 17.700 que passaram pelo trecho, ambos não acessaram o novo trecho da rodovia.

Isso pode ocorrer por alguns fatores, entre eles a falta de atualização dos sistemas de rastreamento de veículos de transporte de carga, o que pode bloqueá-lo caso saiam da rota pré-definida como medida de segurança da empresa transportadora.

O contorno é alívio para 18 mil caminhoneiros que deixarão de usar a BR-101

O Contorno Viário de Florianópolis é formado por 50 km de pista dupla e seis acessos, quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes. Os investimentos chegaram a R$3,9 bilhões. O novo corredor expresso é operado pela Arteris Litoral Sul e desvia o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital catarinense, aliviando o trânsito na BR-101/SC.

A estimativa é que os motoristas que trafegarem pelo Contorno farão o trajeto em 40 minutos, cerca de 50% do tempo anteriormente empregado. A Arteris Litoral Sul também estima que 18 mil caminhões por dia deixarão de utilizar a BR-101/SC e passarão a transitar pelo Contorno Viário entre os trechos de Biguaçu e Palhoça.

Veja também: ANTT reabre Audiência Pública para discutir a renovação contratual da Ferrovia Centro-Atlântica

Por Thaís Corrêa, com informações da Arteris Litoral Sul

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados