A DAF revelou uma nova geração no IAA 2024, em Hannover, na Alemanha. Os modelos estão com tecnologias voltadas a eficiência energética, segurança e conforto. As novidades estão nos novos caminhões XD, XF, XG e XG+.
Veja nova geração da DAF revelada no IAA da Alemanha
Logo, os novos caminhões da marca estão melhores em aerodinâmica e no conjunto motor e transmissão. Há uma melhoria na eficiência de combustível de até 10%.
Ou seja, o câmbio teve nova temporização e os sistemas de turbo também foram atualizados, assim como os bico injetores.
DAF tem sincronia perfeita entre motor e transmissão
Tão pouco, o eixo traseiro SR1344 também teve um casamento saudável com PACCAR MX-13 (390 kW/530 hp).
Agora, há resultados em baixas rotações e redução de 7% do rpm nas velocidades de cruzeiro (1030 para 950).
Com isso, a eficiência energética foi favorecida com as câmeras digitais no lugar dos espelhos, assim como, controlador de velocidade e pneus de baixa resistência.
Veja mais: Veja as novidades do IAA Transportation
Segurança completa para motoristas e outros veículos
Dentro do item ADAS há sistema de frenagem de emergência, assistente direção e de partida, além do limitador de velocidade.
Logo, o DAF conta com sistema de imagens e de dados quando o aviso de frenagem de emergência é utilizado, bem como sistema de sonolência.
DAF também apresentou soluções alternativas de energia
No segmento dos elétricos, a DAF demonstrou uma gama completa de veículos elétricos. Trata-se dos modelos XB, XD e XF de última geração para aplicações urbanas, regionais e de longa distância.
Eles usam baterias modulares para autonomias de “zero emissões” até 500 quilômetros com uma única carga.
Saiba mais: Veja o caminhão que transportou o trem da linha 17
Todos os caminhões elétricos da DAF utilizam baterias LFP (lítio, ferro, fosfato), com uma elevada densidade energética, que são muito vantajosas em termos de segurança térmica, vida útil da bateria e número de ciclos de carregamento.
Motor com biodisel B100 já está pronto para funcionar
Também está em exibição motores PACCAR MX totalmente preparados para funcionar com biodiesel HVO, o que reduz as emissões de CO2 em mais de 90% em todo o ciclo de vida. As versões que funcionam com biodiesel B100 estarão disponíveis no início do próximo ano.
Veja outras matérias do Salão de Hannover, na Alemanha, de 2022
- De olho na renovação sustentável, Mercedes-Benz apresenta o GenH2 Truck
- Biometano e Elétricos, Scania apresenta novidades sustentáveis no Salão…
Por Rodrigo Samy, com informações da DAF
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.