A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 28 toneladas de maconha. A droga estava sendo carregada por um caminhão com dois semirreboques. A ocorrência aconteceu nas últimas semanas, em Amambai, Mato Grosso do Sul.
De acordo com a PRF, trata-se de um recorde em volume de apreensão, em 2024, uma vez que em maio, também no Mato Grosso do Sul foram interceptadas mais de 26 toneladas do mesmo tipo de entorpecente.
Nesse episódio que aconteceu em Iguatemi, fiscalização anterior, também foram apreendidos duas pistolas, um revólver e 289 munições.
Veja como foi a 5ª maior apreensão da história da PRF
Conforme relatos, enquanto policiais realizavam a fiscalização, um caminhão com dois semirreboques foi parado.
Durante vistoria no compartimento de carga, os agentes localizaram uma enorme quantidade de maconha escondida em meio ao carregamento de milho.
No total, 28.280 quilos da droga foram encontrados. Além de ser a maior quantidade interceptada no ano, o montante é a 5ª maior apreensão da história da PRF.
O motorista afirmou aos policiais ter recebido a maconha em Ponta Porã–MS e que deveria entregá-la no Rio Grande do Sul. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à polícia judiciária. A ação contou também com o apoio logístico do Exército Brasileiro em Amambai, através da 4ª brigada de cavalaria.
A indicação do caminhão que estava indo para o Rio Grande do Sul partiu das investigações sobre roubo de cargas, desencadeadas em conjunto com o SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Dourados–MS.
Outras ações de setembro
Em todo o Brasil, em cinco dias da última semana de setembro, a PRF retirou de circulação mais de 52 toneladas de maconha. Parte desse volume é resultado de outra apreensão relevante que aconteceu no dia 26, na divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo. Na ocasião, 14 toneladas do ilícito foram apreendidas.
Nesse último caso, a droga foi encontrada em uma carreta bi-trem, no município de Rancharia–SP. O motorista, de 47 anos, juntamente com os veículos e a droga, foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil do município.
Veja também: PRF faz adesão à Indicação do Real Infrator pela CDT
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.