quarta-feira, novembro 27, 2024

Teste de colisão Euro NCAP mostra caminhão mais seguro

CuriosidadesTeste de colisão Euro NCAP mostra caminhão mais seguro

Os testes de colisão em caminhões não são tão comuns como em automóveis. Porém, recentemente a Euro NCAP avaliou os principais modelos da Europa. Os mais bem classificados formam os caminhões Volvo FH e Volvo FM. Ambos receberam nota máxima.

Teste de colisão Euro NCAP mostra mais seguro

Um dos motivos para a classificação de cinco estrelas dos caminhões da marca sueca foi justificada pelo sistema “City Safe”, que oferece mais segurança no trânsito graças à boa visibilidade e desempenho dos sistemas de segurança ativa da marca.

Veja os itens avaliados na simulação de colisão da Euro NCAP: 

  • Condução segura: monitoramento dos ocupantes, visão (direta e indireta) e assistência ao veículo (por exemplo, assistência em velocidade).
  • Prevenção de colisões: frontais (carro, pedestre e ciclista), nas manobras em baixa velocidade e colisões de saída de faixa.
  • Pós-acidente: informações de resgate.

Outros modelos avaliados no Euro NCAP

Dos nove caminhões avaliados, dois obtiveram uma classificação de cinco estrelas, dois receberam quatro estrelas, quatro ganharam três estrelas e um obteve uma única estrela. 

Teste de colisão Euro NCAP mostra caminhão mais seguro
Teste de colisão Euro NCAP avalia segurança de pedestres
Caminhão: DAF XF
Classificação de caminhão SAFE: ★★★☆☆
CitySafe: Sim
Condução segura – 85%
Prevenção de colisões – 35%
Resgate – 80%

Para a Euro NCAP, o DAF XF obteve um desempenho de condução segura que é líder da classe para uma cabine de longo curso e de piso plano. As linhas de cintura baixas, uma janela de porta mais baixa e o sistema digital substituindo todos os espelhos também ajudaram. Ele é equipado com um sistema AEB que funciona moderadamente bem para colisões de frente para trás com veículos e colisões frontais com pedestres e ciclistas.

Caminhão: Iveco S-WAY
Classificação de caminhão SAFE: ★☆☆☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 32%
Prevenção de colisões – 19%
Resgate – 80%

Para a Euro NCAP, a Iveco recusou a oportunidade de fornecer um veículo para teste. Portanto, o Euro NCAP testou e classificou o veículo mais recente e bem especificado disponível. O IVECO S-WAY oferece visão direta e poucos dos recursos ADAS. Por isso, o  resultando é de uma estrela.

Caminhão: MAN TGX
Classificação de segurança do caminhão: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 56%
Prevenção de colisões – 60%
Resgate – 80%

Comentário do Euro NCAP: A MAN recusou fornecer um veículo para teste. Apesar disso, o Euro NCAP conseguiu obter, testar e classificar o modelo mais recente compatível, equipado com todas as opções de segurança relevantes. O TGX ganhou 3 estrelas, bem equilibrado entre condução segura e prevenção de colisões. Seu desempenho de visão direta é ruim e a câmera só como pacote opcional.

Caminhão: Mercedes-Benz Actros L
Classificação SAFE do caminhão: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 72%
Prevenção de colisões – 51%
Resgate – 80%

Comentário da equipe da NCAP: A Daimler Trucks recusou fornecer um veículo para teste. Portanto, o Euro NCAP testou e classificou o veículo mais recente e bem especificado. O Actros L oferece um sólido desempenho de segurança de 3 estrelas. É o caminhão mais alto testado neste setor, mas com o CMS (Sistema de Monitoramento por Câmeras) disponível, ele ainda consegue uma boa pontuação de direção segura e fornece uma gama ótima de tecnologias de prevenção de colisões, mas com desempenho limitado.

Caminhão: Renault Trucks T
Classificação de segurança do caminhão: ★★★★☆
CitySafe: Não
Condução segura – 72%
Prevenção de colisões – 70%
Resgate – 80%

Comentários da Euro NCAP: O Renault Trucks T ganha uma forte classificação de 4 estrelas devido, na maioria, aos seus sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) de alta qualidade, obtendo pontos equilibrados em direção segura e prevenção de colisões, a maioria dos quais é um equipamento padrão. Ele é mais limitado em seu desempenho de visão direta, embora sua recente adição de um sistema CMS tenha melhorado sua pontuação. O Renault também se beneficia de uma função de conversão de ciclistas.

Caminhão: Scania R-series
Classificação de caminhão SAFE: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 64%
Prevenção de colisões – 62%
Resgate – 80%

Veja a análise do Euro NCAP: A série R da Scania está disponível com quase todos os sistemas de assistência ao motorista. Mas muitos desses sistemas são opcionais, como por exemplo, as aplicações de espelhos convencionais. O sistema CMS não está disponível. O ADAS é bom na maioria das áreas, no entanto, falta funcionalidade para proteger usuários vulneráveis ​​da estrada. 

Teste de colisão Euro NCAP mostra caminhão mais seguro
Teste de colisão Euro NCAP avalia Scania
Caminhão: Scania G-series
Classificação SAFE do caminhão: ★★★★☆
CitySafe: Sim
Condução segura – 71%
Prevenção de colisões – 62%
Resgate – 80%

Comentário do Euro NCAP: A série G da Scania foi testada como uma versão parceira da R. A série G se beneficia de uma cabine mais baixa, melhorando a visão. O veículo tem um desempenho sólido com uma abordagem equilibrada entre direção segura e prevenção de colisões. 

Veja também: Combustível do Futuro vai reduzir 705 milhões de toneladas

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados