Os testes de colisão em caminhões não são tão comuns como em automóveis. Porém, recentemente a Euro NCAP avaliou os principais modelos da Europa. Os mais bem classificados formam os caminhões Volvo FH e Volvo FM. Ambos receberam nota máxima.
Teste de colisão Euro NCAP mostra mais seguro
Um dos motivos para a classificação de cinco estrelas dos caminhões da marca sueca foi justificada pelo sistema “City Safe”, que oferece mais segurança no trânsito graças à boa visibilidade e desempenho dos sistemas de segurança ativa da marca.
Veja os itens avaliados na simulação de colisão da Euro NCAP:
- Condução segura: monitoramento dos ocupantes, visão (direta e indireta) e assistência ao veículo (por exemplo, assistência em velocidade).
- Prevenção de colisões: frontais (carro, pedestre e ciclista), nas manobras em baixa velocidade e colisões de saída de faixa.
- Pós-acidente: informações de resgate.
Outros modelos avaliados no Euro NCAP
Dos nove caminhões avaliados, dois obtiveram uma classificação de cinco estrelas, dois receberam quatro estrelas, quatro ganharam três estrelas e um obteve uma única estrela.
Caminhão: DAF XF
Classificação de caminhão SAFE: ★★★☆☆
CitySafe: Sim
Condução segura – 85%
Prevenção de colisões – 35%
Resgate – 80%
Para a Euro NCAP, o DAF XF obteve um desempenho de condução segura que é líder da classe para uma cabine de longo curso e de piso plano. As linhas de cintura baixas, uma janela de porta mais baixa e o sistema digital substituindo todos os espelhos também ajudaram. Ele é equipado com um sistema AEB que funciona moderadamente bem para colisões de frente para trás com veículos e colisões frontais com pedestres e ciclistas.
Caminhão: Iveco S-WAY
Classificação de caminhão SAFE: ★☆☆☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 32%
Prevenção de colisões – 19%
Resgate – 80%
Para a Euro NCAP, a Iveco recusou a oportunidade de fornecer um veículo para teste. Portanto, o Euro NCAP testou e classificou o veículo mais recente e bem especificado disponível. O IVECO S-WAY oferece visão direta e poucos dos recursos ADAS. Por isso, o resultando é de uma estrela.
Caminhão: MAN TGX
Classificação de segurança do caminhão: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 56%
Prevenção de colisões – 60%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: A MAN recusou fornecer um veículo para teste. Apesar disso, o Euro NCAP conseguiu obter, testar e classificar o modelo mais recente compatível, equipado com todas as opções de segurança relevantes. O TGX ganhou 3 estrelas, bem equilibrado entre condução segura e prevenção de colisões. Seu desempenho de visão direta é ruim e a câmera só como pacote opcional.
Caminhão: Mercedes-Benz Actros L
Classificação SAFE do caminhão: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 72%
Prevenção de colisões – 51%
Resgate – 80%
Comentário da equipe da NCAP: A Daimler Trucks recusou fornecer um veículo para teste. Portanto, o Euro NCAP testou e classificou o veículo mais recente e bem especificado. O Actros L oferece um sólido desempenho de segurança de 3 estrelas. É o caminhão mais alto testado neste setor, mas com o CMS (Sistema de Monitoramento por Câmeras) disponível, ele ainda consegue uma boa pontuação de direção segura e fornece uma gama ótima de tecnologias de prevenção de colisões, mas com desempenho limitado.
Caminhão: Renault Trucks T
Classificação de segurança do caminhão: ★★★★☆
CitySafe: Não
Condução segura – 72%
Prevenção de colisões – 70%
Resgate – 80%
Comentários da Euro NCAP: O Renault Trucks T ganha uma forte classificação de 4 estrelas devido, na maioria, aos seus sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) de alta qualidade, obtendo pontos equilibrados em direção segura e prevenção de colisões, a maioria dos quais é um equipamento padrão. Ele é mais limitado em seu desempenho de visão direta, embora sua recente adição de um sistema CMS tenha melhorado sua pontuação. O Renault também se beneficia de uma função de conversão de ciclistas.
Caminhão: Scania R-series
Classificação de caminhão SAFE: ★★★☆☆
CitySafe: Não
Condução segura – 64%
Prevenção de colisões – 62%
Resgate – 80%
Veja a análise do Euro NCAP: A série R da Scania está disponível com quase todos os sistemas de assistência ao motorista. Mas muitos desses sistemas são opcionais, como por exemplo, as aplicações de espelhos convencionais. O sistema CMS não está disponível. O ADAS é bom na maioria das áreas, no entanto, falta funcionalidade para proteger usuários vulneráveis da estrada.
Caminhão: Scania G-series
Classificação SAFE do caminhão: ★★★★☆
CitySafe: Sim
Condução segura – 71%
Prevenção de colisões – 62%
Resgate – 80%
Comentário do Euro NCAP: A série G da Scania foi testada como uma versão parceira da R. A série G se beneficia de uma cabine mais baixa, melhorando a visão. O veículo tem um desempenho sólido com uma abordagem equilibrada entre direção segura e prevenção de colisões.
Veja também: Combustível do Futuro vai reduzir 705 milhões de toneladas
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.