As picapes, Ranger e Amarok, fizeram teste de impacto. A Ford Ranger recebeu cinco estrelas e a Volkswagen Amarok, três estrelas, na sétima rodada de 2024 do Latin NCAP.
A avaliação inclui impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, proteção de pedestres e testes de tecnologias de assistência à condução.
Ford Ranger
Produzida na Argentina, a Ranger oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. O modelo obteve:
93,11% para Ocupante Adulto,
89,80% para Ocupante Infantil,
74,77% para Proteção de Pedestres,
92,01% para Assistência à Segurança.
A avaliação destacou proteção adequada no impacto frontal e lateral, mas marginal no caso de chicotada cervical. A proteção para pedestres foi boa em geral, exceto na borda dianteira do capô, que apresentou áreas deficientes.
Tecnologias como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Suporte de Faixa (LSS), e Detecção de Ponto Cego (BSD) demonstraram bom desempenho. Porém, o LSS não contribuiu para a pontuação por não vir ativado de fábrica.
Volkswagen Amarok
Também fabricada na Argentina, a Amarok tem seis airbags e ESC de série, alcançando:
80,87% para Ocupante Adulto,
87,08% para Ocupante Infantil,
62,18% para Proteção de Pedestres,
66,28% para Assistência à Segurança.
O impacto frontal revelou proteção marginal para o tórax do motorista. O impacto lateral obteve boa proteção com airbags de cortina, enquanto o teste lateral de poste mostrou proteção adequada.
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Tecnologias como o Aviso de Saída de Faixa e Alerta de Colisão Frontal tiveram desempenho limitado por não serem sistemas ativos. A Amarok avaliada é exclusiva para a América Latina, com configuração mais básica.
Conclusões
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, parabenizou a Ford pelo desempenho e destacou a necessidade de tecnologias mais avançadas na Amarok para atingir maior segurança.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho, reforçou a importância de padrões globais equitativos de segurança e defendeu a adoção de rotulagem obrigatória de segurança para veículo
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.