Anteriormente, o Pé na Estrada divulgou o calendário do IPVA 2025 de SP, agora é possível consultar os valores venais dos veículos.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contendo os valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025.
Como consultar valor do IPVA 2025?
Já é possível consultar o valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP, bastando o proprietário informar a placa do veículo.
Em breve o IPVA 2025 estará disponível para pagamento na rede bancária. Para quem optar para pagar via PIX, já é possível gerar o QR code para pagamento.
O levantamento da Fipe é referente a 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro de 2024. Quando comparado ao mesmo período de 2023, os valores de mercado apresentam queda nominal média de 0,57%.
Foi identificada maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentam recuo de 3,55%. Os automóveis tiveram queda de 1,97%, seguidos de ônibus e micro-ônibus, com redução de 0,75%.
A pesquisa identificou valorização nas categorias de motos e similares, com aumento de 4,08% na comparação. Os preços de venda de caminhões também subiram e fecharam 2,69% acima do valor apurado no ano anterior.
Frota total de veículos e alíquotas
A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).
A Fazenda Estadual prevê arrecadar R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025. Deste total, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado.
Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação.
Quais são as alíquotas para 2025?
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.
Entretanto, a novidade para 2025 é o incentivo a utilização de veículos com fonte alternativa e renovável de energia de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Em proposta do Governo de SP aprovada na Assembleia Legislativa, contempla a isenção de IPVA de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e com motor a combustão flex movido a etanol, com valor de até R$ 250 mil.
Também terão o benefício os ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio, ou gás natural – inclusive biometano. Com o intuito de estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa no estado de São Paulo, as modalidades terão escalonamento anual de isenção e, na sequência, a aplicação de alíquotas crescentes até o teto dos demais. O texto aguarda a sansão do governador.
Veja mais: SP isenta IPVA de Híbridos e de Hidrogênios, mas exclui elétricos
Veja mais: Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis
Calendário de pagamento – Desconto até janeiro
Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa do veículo. Para caminhões está assim:
À vista
– Cota única em janeiro, com desconto de 3%;
– Cota única até 22 de abril, sem desconto;
Parcelamento
Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. Para conferir o calendário completo do IPVA 2025, clique no link abaixo:
Veja os prazos para pagar IPVA 2025 em São Paulo
O que acontece se atrasar o pagamento do IPVA?
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Se a inadimplência do IPVA permanecer, o Estado inscreverá o débito na Dívida Ativa, incluirá o nome do proprietário no Cadin Estadual e o impedirá de aproveitar eventual crédito por solicitar a Nota Fiscal Paulista. Contudo, a partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. A autoridade de trânsito poderá apreender o veículo após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, aplicar multa e registrar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Veja também: IPVA de caminhão, como calcular e obter a isenção?
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.