Ford Transit amplia versões para galgar posições em furgão e van. Por isso, quem desponta no segmento de compartimento fechado é o Renault Master. Logo atrás vem a família italiana, composta por Ducato e Scudo.
Ford Transit amplia versões para galgar posições
Com isso, se por um segmento a Transit tem pouca aderência, na outro, de chassi, ela tem menos ainda, tudo por conta do domínio da Mercedes-Benz Sprinter.
Mas toda retomada de mercado é assim, afinal, o modelo da Ford tem reconhecimento mundial e mercado para galgar novas posições.
Retomada da Ford Transit no mercado de serviços
Vale dizer que a Ford também interrompeu a venda do modelo em 2008 e só retomou em 2013 com uma logista de importação turca, por meio do Uruguai, e com incentivos fiscais para facilitar a chegada de veículos na América do Sul.
Agora, a vida nova da Transit chega com as novidades anunciadas na Fenatran 2024 e preparadas para ser vendidas nas versões minibus, vidrada, furgão e chassi cabine.
Com isso, ela chega com motor de 165 cv e 389 Nm, com tração é traseira e a transmissão é automática.
Ford Transit 2026: Novas Versões e mais Tecnologia
A Ford Transit 2026 chega com novidades visuais e mecânicas, incluindo o novo logotipo da marca na dianteira e a assinatura Transit na traseira. A linha também traz duas novas versões com rodado simples:
- Furgão Cargo – PBT de até 4,0 toneladas.
- Vidrada Longa – Opção para transporte executivo (18 passageiros) ou van escolar (até 29 lugares).
O rodado simples melhora o aproveitamento do espaço e reduz custos operacionais, como pneus e pedágios.
Expansão da Ford no Brasil
Para Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, a marca cresceu 40% em 2024, com mais de 7.000 unidades vendidas.
O objetivo é consolidar a liderança no segmento, ampliando o portfólio e oferecendo mais opções aos clientes.
Ford Transit 2026: Versões e Configurações
A nova linha Transit conta com 22 modelos e mais de 60 configurações, incluindo versões chassi, furgão, minibus e elétrica (E-Transit):
- Chassi: Curta ou longa, PBT de 3,5 a 4,7 t, transmissão manual.
- Furgão: 10,7 m³, 12,4 m³ e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), com opções manuais e automáticas.
- Minibus: 15 ou 18 lugares, versões vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), manuais ou automáticas.
- E-Transit (Elétrica): Chassi e furgões de 9,5 m³ a 15,1 m³ (PBT de 3,5 a 4,2 t).
Mais Tecnologia e Segurança
Todos os modelos da linha agora incluem itens como retrovisores elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, faróis de neblina, piloto automático, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.
A Transit Minibus ganhou ainda monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de faixa, sensor de chuva e farol alto automático.

A Ford também oferece a assinatura da Transit Chassi a partir de R$ 8.845/mês.
A linha Transit 2026 chega com duas opções de transmissão: manual de 6 marchas e automática de 10 marchas, além da elétrica.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.