segunda-feira, dezembro 15, 2025

Scania inicia o uso de Biometano em São Bernardo

NotíciasScania inicia o uso de Biometano em São Bernardo

Scania inicia o uso de Biometano em São Bernardo, São Paulo. O uso do combustível limpo é um passo significativo para a marca rumo à sustentabilidade.

A mudança resultará na redução de 250 toneladas de CO2 de origem fóssil por mês, totalizando mais de 2.750 toneladas até o final de 2025.

Scania inicia o uso de Biometano em São Bernardo

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a descarbonização e integra investimentos que tornam nossa produção mais eficiente e sustentável”, afirmou Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania na América Latina.

Ele destacou que o biometano representa uma solução para o transporte de baixo carbono e um exemplo de economia circular.

A transição do gás natural para o biometano impacta diversos setores da fábrica, incluindo as estufas de pintura, os restaurantes dos colaboradores e o abastecimento de empilhadeiras.

Também afeta as emissões indiretas da empresa, como o primeiro abastecimento dos caminhões a gás e dos veículos de logística do grupo.

Scania com Biometano nas rodovias

A Scania sempre esteve a frente no mercado de combustíveis a gás. Em 2020, por exemplo, um ano após anunciar o início das vendas, a fabricante celebrava 50 unidades comercializadas. 

Agora, a Scania do Brasil está, em parceria com a CLI e Virtu GNL, fazendo o transporte de grãos dos produtores do Matopiba, corredor que conecta as regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e noroeste da Bahia.

O novo modelo de caminhão 460 CV 6×2 promete uma redução de até 25% nas emissões de CO2, quando comparado aos veículos movidos a óleo diesel.

Além disso, a autonomia dos caminhões é um grande diferencial: com um tanque de GNL, eles podem percorrer até 1.200 quilômetros.

A eficiência é superior ao Gás Natural Veicular (GNV), que oferece, em média, 300 quilômetros de alcance.

O GNL é produzido através do resfriamento do gás natural a -160 ºC, permitindo maior armazenamento e eficiência no transporte.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados