A construção de uma terceira pista no Sistema Anchieta-Imigrantes foi discutida durante uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Portanto, o projeto pretende dobrar a capacidade de veículos pesados e desafogar o trânsito constante nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) e no Porto de Santos.
Estudos sobre a terceira pista
Essa terceira pista da rodovia ligaria o porto de Santos à capital paulista. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) autorizou a Ecovias, concessionária que administra o SAI, a iniciar os estudos para a implementação dessa via.
Contudo, os estudos incluem análises de tráfego, avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas. Além de relatórios sobre os possíveis impactos ambientais.
O diretor superintendente das concessionárias Ecovias e Ecopistas, Ronald Marangon, destacou, durante a reunião, os objetivos e benefícios que a terceira pista traria, como a capacidade de dobrar a carga para o porto de Santos e desafogar o trânsito nas outras duas pistas.
“A gente espera mais do que dobrar a capacidade para o tráfego de caminhões e ônibus no sentido do Porto de Santos”.
O projeto conta com a construção de túneis que serão projetados especialmente para o tráfego de veículos pesados, facilitando o transporte de cargas.
Um pouco mais sobre o Sistema Anchieta-Imigrantes
O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) é a principal ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos – o maior da América Latina –, o Polo Petroquímico de Cubatão, as indústrias do ABCD e a Baixada Santista.
Desde 1998, o trecho é administrado pela empresa Ecovias dos Imigrantes, sob o edital de licitação nº 015/CIC/97, de lote 22, junto ao Governo do Estado de São Paulo e regulamentado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo – Artesp.
A concessionária é responsável pela exploração e manutenção do sistema rodoviário de 176,8 km de extensão e pela prestação de serviços aos cerca de 40 milhões de veículos que circulam anualmente pelo SAI.
Trechos que compõe o SAI:
- SP 150 – Rodovia Anchieta: do KM 9+700 até o km 65+600. Ao todo, 55,9 quilômetros.
- SP 160 – Rodovia dos Imigrantes: do KM 11+460 até o KM 70. Ao todo, 58,54 quilômetros.
- SP 040/150 – Interligação Planalto: Tem oito quilômetros de extensão, ligando as rodovias Anchieta e Imigrantes no alto da Serra, altura do KM 40.
- SP 059/150 – Interligação Baixada: Tem 1,8 quilômetros de extensão. Liga as rodovias Anchieta, na altura do KM 59, e Imigrantes, no KM 62.
- SP 248/55 – Rodovia Cônego Domênico Rangoni: do KM 270 ao KM 248, em Cubatão, e do KM 1 ao KM 8, no Guarujá. Também conhecida como Piaçaguera-Guarujá, a rodovia tem 30,6 quilômetros sob concessão.
- SP 055 – Rodovia Padre Manoel da Nóbrega: do KM 270 ao KM 292. Ao todo, são 21,6 quilômetros que ligam a região de Cubatão a Praia Grande.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.