Na última quarta-feira, 27, a Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) e a empresa Rumo assinaram um novo contrato de concessão ferroviária da Malha Paulista.
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O sistema concedido tem 1.989 km de extensão e conecta Santa Fé do Sul (SP) ao Porto de Santos. Por seus trilhos, são movimentadas cargas de milho, soja, açúcar, farelo de soja, álcool, derivados de petróleo e contêineres.
A assinatura da concessão da Malha Paulista antecipou a renovação de contrato, que ocorreria em 2028. O negócio foi acertado mediante o compromisso da concessionária em realizar investimentos na ordem de R$ 6 bilhões, que envolvem não apenas obras mas também a aquisição de trilhos, vagões e locomotivas. A expectativa é que a ferrovia tenha sua capacidade de transporte de cargas aumentada dos atuais 35 para 75 milhões de toneladas.
A assinatura foi comemorada pelo Ministério da Infraestrutura. “A vantajosidade da renovação antecipada ficou demonstrada e atestada pelo TCU ao longo desses anos de tramitação do processo”, afirma o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
Adaptado de CNT