A ANTT abriu no dia de ontem, 21, uma nova rodada de Tomada de Subsídios, um instrumento que a agência usa cara colher sugestões e contribuições para mudanças em alguma de suas atribuições. Desta vez o foco é o cálculo do piso mínimo de frete, ou da famosa tabela de frete. Ou seja, a ANTT está abrindo para a sociedade a possibilidade de fazer sugestões para mudanças no cálculo da tabela de piso de frete.
Quem pode dar sugestões e como?
O período de contribuições começou no dia 21 de junho e vai até 21 de julho de 2023, às 18h. Todo cidadão pode dar suas sugestões. Para saber como contribuir, assista ao vídeo abaixo.
Clique neste link para ter acesso à documentação do processo e para dar sua contribuição. Tire suas dúvidas pelo e-mail: ts002_2023@antt.gov.br.
Mas os valores da tabela do piso mínimo de fretes vão subir ou cair?
Muita gente tem reclamado das constantes quedas nos valores do frete mínimo, entretanto a questão é que essas quedas são relacionadas à queda do preço do diesel. Por outro lado, as contribuições são para o ajuste semestral que a ANTT faz no valor total da tabela, levando em conta todos os outros custos da operação de transporte, como pneus, óleo lubrificante, manutenção etc. Esses ajustes são feitos geralmente por volta dos dias 20 de janeiro e julho.
Como a população ainda vai fazer as contribuições, não é possível saber se haverá queda ou aumento dos preços. Entretanto, se você está descontente tanto com os valores da tabela mínima de frete quanto com a forma de fiscalização, não deixe de fazer a sua sugestão.
A tabela de frete não é o único assunto em que a ANTT pede sugestões da população. A agência frequentemente abre outras consultas públicas para sugestões sobre o RNTRC, ou a concessão de alguma rodovia. Fique atento ao calendário da ANTT e manifeste-se sempre que achar importante.
Para fazer cálculos de frete, clique aqui e use nossa calculadora gratuita.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.